Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brasil confirma morte relacionada a varíola dos macacos, a primeira fora da África

Placeholder - loading - Local de vacinação contra varíola dos macacos em Nova York 15/07/2022 REUTERS/Eduardo Munoz
Local de vacinação contra varíola dos macacos em Nova York 15/07/2022 REUTERS/Eduardo Munoz

Publicada em  

Atualizada em  

Por Pedro Fonseca

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira a primeira morte no país relacionada a varíola dos macacos, de um paciente com comorbidades que estava hospitalizado em Belo Horizonte.

'Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 41 anos, com imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer (linfoma), que levaram ao agravamento do quadro', informou o ministério em nota.

A causa de óbito foi choque séptico, agravada pela varíola dos macacos, acrescentou a pasta.

É a primeira morte pela doença fora da África desde que a varíola dos macacos voltou a atrair a preocupação das autoridades sanitárias mundiais.

No fim de semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a enfermidade uma emergência de saúde global, seu nível mais alto de alerta, com mais de 18.000 casos relatados globalmente. Até esta sexta-feira, cinco mortes tinham sido relatadas no mundo pela doença, todas no continente africano.

No Brasil, o ministério anunciou na quinta-feira a criação de um Centro de Operações de Emergência para preparar um plano de contingência para enfrentar o surto da doença.

Até o momento, o país registra 978 casos da doença, a grande maioria (744) em São Paulo, de acordo com dados do ministério.

A Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) informou nesta semana que criou um comitê técnico para analisar protocolos, medicamentos e outras questões ligadas à varíola dos macacos. O objetivo é acelerar procedimentos, inclusive a aprovação de testes, tratamentos e vacinas.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) disse na quarta-feira que está 'bem avançada' nas negociações com um produtor para comprar vacinas contra a doença, e que espera que algum suprimento chegue ainda este ano à região, embora em quantidades limitadas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ministerio da saude confirma …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.