Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ministro das Finanças do Japão quer discutir câmbio com Bessent no G7

Ministro das Finanças do Japão quer discutir câmbio com Bessent no G7

Reuters

13/05/2025

Placeholder - loading - Ministro das Finanças do Japão, Katsunobu Kato 17/04/2025.  REUTERS/Issei Kato/File Photo
Ministro das Finanças do Japão, Katsunobu Kato 17/04/2025. REUTERS/Issei Kato/File Photo

Por Makiko Yamazaki

TÓQUIO (Reuters) - O ministro das Finanças do Japão, Katsunobu Kato, disse nesta terça-feira que tentará se encontrar com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, nos bastidores das reuniões do G7 no Canadá, na próxima semana, para discutir o câmbio.

'Estou fazendo os preparativos para participar das reuniões dos líderes financeiros do G7 no Canadá na próxima semana', disse Kato em uma coletiva de imprensa regular, referindo-se às reuniões de 20 a 22 de maio dos ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G7.

'Se as circunstâncias permitirem, eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para me reunir com o secretário do Tesouro Scott Bessent e continuar a discutir o câmbio', disse ele.

O Japão e os Estados Unidos concordaram em manter a espinhosa questão das taxas de câmbio separada das negociações comerciais diretas, deixando essa questão para as conversas entre seus ministros das Finanças.

Na coletiva de imprensa desta terça-feira, Kato disse que se a reunião com Bessent for realizada, eles podem naturalmente discutir o câmbio como parte das negociações tarifárias do Japão com os Estados Unidos.

Kato e Bessent se reuniram pela última vez em 24 de abril em Washington, onde concordaram em continuar o diálogo 'construtivo' sobre a política cambial, mas não discutiram a definição de metas ou uma estrutura para controlar os movimentos do iene.

O foco do presidente dos EUA, Donald Trump, em lidar com o déficit comercial e suas críticas anteriores ao iene fraco do Japão aumentaram as preocupações do mercado de que Tóquio enfrentará pressão para fortalecer o iene em relação ao dólar.

(Reportagem adicional de Satoshi Sugiyama)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.