Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ministro fala em 'afronta à democracia' ao rebater proposta de Zema sobre Cemig

Placeholder - loading - Ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, participa de coletiva de imprensa em Brasília 28/02/2023 REUTERS/Adriano Machado
Ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, participa de coletiva de imprensa em Brasília 28/02/2023 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira que o projeto proposto pelo governo de Minas Gerais para retirar a necessidade de referendo popular para privatização da Cemig se trata de uma 'afronta à democracia'.

O governo de Romeu Zema (Novo) protocolou na semana passada na Assembleia Legislativa do Estado uma proposta para agilizar o processo de desestatização de empresas públicas, o que pode facilitar a privatização da elétrica Cemig e da empresa de saneamento Copasa.

A PEC, que ainda precisa ser apreciada pelos parlamentares mineiros, reduz o número de votos necessários para aprovação de lei estadual alterando a estrutura societária das empresas e desobriga o Estado de realizar um referendo popular sobre as desestatizações.

'Me posicionei claramente contra aquilo que seria um crime contra a democracia', disse Silveira nesta terça-feira quando questionado por jornalistas sobre a proposta de retirada do referendo popular para a privatização da Cemig.

'Se isso for quebrado pelo governo -- e eu tenho absoluta convicção, pelo que eu conheço da assembleia, que não terá aval da assembleia legislativa --, será um grande dano ao povo mineiro, e mais do que isso, uma afronta à democracia brasileira', acrescentou.

Procurado, o governo de Minas Gerais não comentou o assunto imediatamente.

Silveira, que foi senador pelo Estado de Minas Gerais, tem feito duras críticas também à privatização da Eletrobras conduzida pelo governo anterior de Jair Bolsonaro.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ministro fala em afronta a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.