Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ministro vai à Venezuela acelerar importação de energia para Roraima

Placeholder - loading - Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira 28/02/2023 REUTERS/Adriano Machado
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira 28/02/2023 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira que irá à Venezuela na segunda-feira para acelerar um processo em curso que visa retomar a importação de energia elétrica do país vizinho para abastecer o Estado de Roraima.

A retomada da operação, que deverá contar com a transmissão de energia da hidrelétrica venezuelana de Guri, trará segurança energética para Roraima, Estado que está isolado do Sistema Interligado Nacional, disse o ministro.

'Queremos voltar da Venezuela com datas marcadas. Se a linha (de transmissão) estiver segura e a produção de energia em Guri estiver dentro da normalidade, acredito que em 30 dias já vamos ter essa energia chegando em Boa Vista', afirmou Silveira a jornalistas, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Roraima por anos foi abastecido pela energia venezuelana por meio do chamado Linhão de Guri, inaugurado em 2001. Em 2019, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o linhão foi cortado após uma série de apagões na Venezuela. Para compensar a perda de energia vinda do país vizinho, Roraima passou a contar basicamente com geração térmica.

Segundo o ministro, a retomada das importações permitiria uma redução de gasto de 10 milhões de reais por mês no custo do óleo diesel comprado para abastecer as térmicas do Estado.

O ministro disse que o sistema de transmissão de Guri até Roraima será vistoriado e que a informação oficial é de que o linhão já tem condições técnicas de transmitir entre 20 e 30 megawatts. 'Com reformas poderemos aumentar a capacidade de importação', adicionou.

(Por Lisandra Paraguassu; Reportagem adicional de Marta Nogueira, no Rio de Janeiro)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ministro vai a venezuela …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.