Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Moderação de conteúdo no X é pequena em relação a plataformas rivais, diz UE

Placeholder - loading - Logo do X, anteriormente conhecido como Twitter, na Califórnia  30/7/2023 REUTERS/Carlos Barria/Arquivo
Logo do X, anteriormente conhecido como Twitter, na Califórnia 30/7/2023 REUTERS/Carlos Barria/Arquivo

Publicada em  

Por Foo Yun Chee e Supantha Mukherjee

BRUXELAS/ESTOCOLMO (Reuters) - A plataforma X tem pouco mais de 2 mil moderadores para garantir que os usuários cumpram as regras da União Europeia relacionadas a conteúdo online, uma quantidade significativamente menor do que o Google e o TikTok, informou uma autoridade de alto escalão da Comissão Europeia nesta sexta-feira.

Recentemente adotada, a Lei dos Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês) da UE exige que 19 plataformas e 2 mecanismos de busca online grandes, o que inclui Google, X, TikTok, Apple, Meta e Microsoft, façam mais para combater conteúdos ilegais e nocivos em suas plataformas.

A rede social X tem gerado preocupações depois que o proprietário Elon Musk demitiu vários funcionários responsáveis por monitorar e regular conteúdo, em meio à disseminação de desinformação na plataforma.

De acordo com relatórios apresentados pelas empresas ao bloco em setembro, são 2.294 moderadores de conteúdo da UE no X em comparação com 16.974 no YouTube, 7.319 no Google Play e 6.125 no TikTok, disse a autoridade da comissão sob condição de anonimato.

Os reguladores esperam que a plataforma X sinta-se pressionada a aumentar o número de moderadores de conteúdo e alcançar seus rivais, disse a autoridade. 'Há um aspecto importante da DSA, que é a pressão entre pares', afirmou.

A Comissão Europeia mais que dobrou o número de funcionários encarregados de fazer cumprir a DSA, passando de 50 para 120, de acordo com a autoridade.

A partir de 17 de fevereiro do próximo ano, todos os provedores de serviços intermediários terão que cumprir a DSA, e não apenas os 19 serviços mencionados em abril.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. moderacao de conteudo no x e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.