Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mourão defende que Congresso discuta imposto nos moldes da CPMF

Placeholder - loading - Vice-presidente Hamilton Mourão 17/04/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Vice-presidente Hamilton Mourão 17/04/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O vice-presidente Hamilton Mourão defendeu nesta segunda-feira que o Congresso terá que discutir a criação de um imposto sobre transações financeiras --nos moldes da antiga CPMF-- no bojo da reforma tributária, já que o imposto estava na proposta inicial de reforma tributária do governo e é apoiado por parte dos empresários.

'Eu acho que tem de ser discutido. O presidente é contra, tá bom, ele não quer jogar esse assunto na mesa, por causa da memória da antiga CPMF, mas a gente sabe que nosso sistema tributário é complicado', disse o vice-presidente em uma live organizada pelo fundo Genial Investimentos.

Mourão argumentou que a ideia que vinha sedo discutida dentro do governo, até a demissão do então secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, era de um 'IVA Dual', em que entraria o imposto de transações financeiras, mas que o imposto se transformou em algo que ninguém quer discutir.

'A ideia que havia antes é que houvesse uma substituição paulatina entre a transformação do IVA e o imposto sobre transações financeiras, de modo que fosse mantido um certo equilíbrio até que se conseguisse partir para aquilo que todos desejam, que é: ampliou-se a base de pagamento, não temos mais sonegação ou foi reduzida a mínimo possível, e aí teríamos condições de diminuir a carga de imposto', explicou o vice-presidente.

A proposta de reforma tributária do governo não chegou a ser enviada ao Congresso. Ao mesmo tempo, uma proposta dos parlamentares avança na Câmara e outra, no Senado.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mourao defende que congresso …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.