alexametrics
Conectando

    Pesquisa permitiu constatar, pela primeira vez, que o sistema opioide influi nas áreas do cérebro humano que são ativadas com estímulos prazerosos.

    Música ativa as mesmas substâncias químicas que o álcool e a comida

    Por Redação, antena 1

    Placeholder - loading - news single img

    As mesmas substâncias químicas que proporcionam as sensações de prazer geradas pelo sexo, pelas drogas recreativas e pela comida são ativadas no cérebro pela música, segundo estudo publicado nesta quarta-feira pela revista “Nature”.

    A pesquisa, desenvolvida pela Universidade McGill de Montreal, no Canadá, constatou, pela primeira vez, que o sistema apioide influi nas áreas do cérebro humano que são ativadas com estímulos prazerosos.

    Na experiência, cientistas bloquearam de maneira seletiva e temporária os opioides dos participantes. Em seguida, mediram as reações das pessoas aos estímulos musicais e constataram que suas músicas favoritas deixavam de gerar sensações de prazer.

    Um deles disse que sabia que a canção que acabara de escutar era a sua preferida, mas que não tinha sentido as mesmas sensações das outras vezes que a ouviu.

    Os pesquisadores consideram que os avanços no estudo da origem neuroquímica do prazer são fundamentais para a neurociência, já que muitas atividades prazerosas, como beber álcool e ter relações sexuais, podem causar dependência.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.