Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Música pelo mundo: conheça 10 museus que guardam a história dessa arte

De Los Angeles a Paris, entenda onde estão os principais acervos que contam a trajetória da música

Placeholder - loading - Faixada do museu "The Beatles Story". - Divulgação
Faixada do museu "The Beatles Story". - Divulgação

Publicada em  

Ao longo de toda a história da humanidade, a música sempre esteve ligada às pessoas em suas formas de se expressar. Cada parte do mundo por meio de sua cultura criou uma relação única com essa manifestação artística e contribuíram para a composição do que hoje podemos entender como música.

Batuques, instrumentos e cantos fazem parte da nossa vida há milênios ao estarem presentes em nossas canções. Por conta da história multissecular com a música, diversos museus ao redor do mundo foram criados para preservar o acervo criado por comunidades, países, artistas, bandas e grupos musicais.

Pensando nisso, a Antena 1 preparou uma lista com os 10 museus principais do globo e a narrativa que conta. Não deixem de conferir e entender um pouco mais de como a música é preservada e retrata a vivência dos indivíduos.

1- Rock And Roll Hall of Fame, EUA

Um dos gêneros musicais mais consumidos e prestigiado no mundo, o Rock and Roll, possui um espaço inteiramente dedicado a sua existência na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos. Nele são encontrados sete andares que contam a história do ritmo e as principais bandas responsáveis por sua explosão e legitimação no mundo.

Dentre eles, lá estão The Beatles, B.B. King, The Who, Johnny Cash e muitos outros. Poucos visitantes sabem, mas além da finalidade de contar a história e guardar memórias tão importantes, no local acontecem outras diversas exposições musicais por tempo limitado, e claro, se torna um destino essencial a todos amantes de música.

Imagem de conteúdo da notícia "Música pelo mundo: conheça 10 museus que guardam a história dessa arte" #1
Toque para aumentar

2- The Beatles Story, Inglaterra

Uma das maiores bandas de todos os tempos não poderia deixar de ter um museu que contasse um pouco de sua história e impacto na indústria. Ele fica no país do quarteto, especificamente na cidade de Liverpool, e possui a maior coletânea de arquivos e objetos dos grupos.

As atrações contam desde o nascimento do grupo até hoje por meio de fotos, documentos e instrumentos que são curiosamente narrados ao longo da apresentação por Julia Baird, irmã de John Lennon.

O belo acervo fica localizado no patrimônio mundial da UNESCO, o Royal Albert Dock, e envolve o visitante a cada espaço ao costurar como a banda pode se tornar realidade. A todos que visitam a cidade natal deles, não podem deixar de viver essa experiência e ver ao vivo alguns outfits que eles vestiram em suas performances, instrumentos originais e algumas das letras de suas canções escritas à mão.

Imagem de conteúdo da notícia "Música pelo mundo: conheça 10 museus que guardam a história dessa arte" #2
Toque para aumentar

3- Stax Museum, EUA

A todos que curtem ouvir as canções de Staple Singers, Luther Ingram, Wilson Pickett, Albert King, Big Star, Jesse Jackson, Bill Cosby, Richard Pryor, the Rance Allen Group, Moms Mabley e outros artistas do gênero soul, cabe muito uma passada no Stax, que fica em Memphis, também nos Estados Unidos.

Antes de se tornar um museu, a Stax era na verdade uma grande gravadora que proporcionou com que diversos artistas pudessem ser lançados e produzir suas canções e discos. Hoje, ela se reinventa como um museu contando com milhares de objetos em seu acervo das lendas que por ali passaram e fazem parte de sua história.

O local se consagra como um dos poucos espaços dedicados ao ritmo soul e pode ser pontuado como uma das maiores homenagens já feitas.

Imagem de conteúdo da notícia "Música pelo mundo: conheça 10 museus que guardam a história dessa arte" #3
Toque para aumentar

Leia: BTS anuncia data do seu tão aguardado comeback com novo álbum

4- Musical Instrument Museum, EUA

O Musical Instrument Museum começou com a visão de criar um espaço que contasse a história dos instrumentos musicais e fosse verdadeiramente global. Buscando diferenciar-se de museus com um acervo majoritariamente de instrumentos clássicos, uma das inspirações foi desenvolver um novo tipo de espaço que abraçasse outros tipos de instrumentos que são tocados pelas pessoas todos os dias mundo afora.

Localizado na cidade de Phoenix, no Arizona, desde o início a ideia principal foi entregar uma experiência musical que enriquecesse, inspirasse e interessasse as pessoas que por ali passam. A experiência é ainda mais prazerosa pelo número de exemplares que possuem, superando 8.000 de mais de 200 países. Assim, por meio dessa conexão genuína dos humanos com a música, o museu investe em passar aos visitantes a respeito desse elo e que a música é uma das linguagens da alma.

Imagem de conteúdo da notícia "Música pelo mundo: conheça 10 museus que guardam a história dessa arte" #4
Toque para aumentar



5- Grammy Museum, EUA

Novamente, os Estados Unidos se mostram como um grande protagonista quando o assunto é museus de música. Um dos maiores prêmios da indústria musical tem toda sua história contada no Grammy Museum, localizado na cidade de Los Angeles.

O espaço conta com quatro extensos andares, por onde os visitantes podem se aproximar um pouco mais de como surgiu a premiação e os artistas que fizeram parte dessa trajetória.

Uma curiosidade do local que faz valer mais ainda a visita é ele contar com uma parte dedicada ao Grammy Latino que possui um acervo incrível com discos, roupas, fotos e memórias dos principais artistas que fazem parte da cerimônia. Lá você poderá encontrar diversos artistas brasileiros que em algum momento já receberam o prêmio, como Caetano Veloso e Tom Jobim.




6- Ragnarock, Dinamarca

Além do Rock And Roll Hall of Fame, os EUA não foi o único a dedicar um espaço em homenagem ao rock. A Dinamarca também preparou um espaço para contar a história da música desde a década de 50 até os dias de hoje, a qual é permeada pela influência e reflexos da cultura popular no ritmo.

Ele foi fundado há pouco tempo, em 2016 na cidade de Roskilde e impressiona a todos tanto por conta de sua estrutura arquitetônica dourada quanto por seu espaço e acervo internos. Quem for conhecê-lo contará com espaços bem interativos e multimídia recortando diversas temáticas do gênero musical. O museu em pouco tempo se tornou um grande ponto cultural da Europa e da música devido a profundidade do seu trabalho.

Imagem de conteúdo da notícia "Música pelo mundo: conheça 10 museus que guardam a história dessa arte" #5
Toque para aumentar

Confira: Ringo Starr anuncia novas datas para sua turnê de 2022

7- Museu da Cultura Pop, Seattle, EUA

O EMP Museum, ou Museu da Cultura Pop, construído na cidade de Seattle, é um local que aprecia a música popular e contemporânea. Unindo o velho com o novo, lá você encontrará um acervo que abraça os primeiros fenômenos do rock até as canções eletrônicas do momento.

Com o objetivo principal de criar expressões criativas que impactem a vida e inspirem a conexão entre comunidades, o lugar trabalha com a premissa de que os visitantes de todas as idades podem interagir com as exposições e os programas oferecidos.

8- The Phono Museum, França

A capital romântica jamais ficaria de fora dessa lista. Paris respira música e arte, com toda certeza a França se torna um dos países que mais possuem museus dedicados a essa manifestação artística, como é o caso do The Phono Museum. Infelizmente, esse espaço passou por alguns desafios há pouco tempo a respeito de seu fechamento em dois momentos. Depois de uma grande arrecadação, foi possível com que ele continuasse as atividades e reformasse o espaço.

O museu recorta os diferentes estágios da revolução técnica, os primeiros discos, vitrolas, equipamentos eletrônicos e gravações que estão em perfeitas condições. Ao mesmo tempo, o local dialoga com os artistas mais importantes do passado e de hoje, e como a sua relação com esses equipamentos aconteceram e legitimaram seu elo com a arte.



9- Philharmonie de Paris

Paris ataca novamente, dessa vez com a nova filarmônica que ficou pronta em 2015. O projeto ficou responsável pelas mãos de Jean Nouvel, da Cité de La Musique. Philharmonie de Paris é um espaço dedicado à música em todas suas instalações, como o anfiteatro, a sala de concertos, o museu da música e outros espaços expositivos que o compõem.

Embora a instituição seja bem nova, ela conta com um acervo gigantesco internamente, a coleção conta com aproximadamente 8.400 objetos, dentre eles, instrumentos musicais, esculturas e pinturas que foram todos separados ao longo de anos pelo Conservatório de Paris desde 1793. Fora o acervo, aqui você poderá ter acesso a uma coletânea de materiais em audiovisual surreais, shows, festivais e exposições temporárias.

Imagem de conteúdo da notícia "Música pelo mundo: conheça 10 museus que guardam a história dessa arte" #6
Toque para aumentar

10- Motown Museum, EUA

Para finalizar nossa lista, encerraremos com o Motown Museum, também nos EUA. Assim como Stax, o local foi uma gravadora importantíssima para a indústria musical. De lá, diversos artistas surgiram e começaram suas carreiras como The Jackson 5, Stevie Wonder, Marvin Gaye e muitos mais. Depois de anos em atividade, em 85 ele se tornou um museu e hoje é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Detroit.

Internamente, é narrada a trajetória da gravadora ao longo dos anos pelo acervo que apresenta memórias dos artistas que ali passaram. Discos, prêmios, letras, partituras e objetos singulares fazem parte desse museu que com toda certeza convida a todos aqueles amantes de música a conhecê-lo.

Imagem de conteúdo da notícia "Música pelo mundo: conheça 10 museus que guardam a história dessa arte" #7
Toque para aumentar

Veja também:

Red Hot Chili Peppers: “Unlimited Love” é o vinil mais vendido em 30 anos

Amy Winehouse: show histórico no Glastonbury será lançado em vinil



Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. musica pelo mundo conheca 10 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.