Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

'Não hesitem em pedir qualquer coisa', diz Biden em visita ao Kentucky após tornados

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Joe Biden, em reunião com autoridades locais durante visita ao Kentucky 15/12/2021 REUTERS/Evelyn Hockstein
Presidente dos EUA, Joe Biden, em reunião com autoridades locais durante visita ao Kentucky 15/12/2021 REUTERS/Evelyn Hockstein

Publicada em  

Por Jarrett Renshaw

MAYFIELD, Estados Unidos (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, percorreu o Kentucky nesta quarta-feira para visitar as áreas mais duramente atingidas por uma das piores séries de tornados da história recente do país, que deixaram 74 mortos no Estado e ao menos 14 em outras partes.

O desastre lança Biden em seu papel familiar de consolador e ele prometeu usar o poder do governo federal para reconstruir comunidades devastadas que sofreram bilhões de dólares de danos.

Em Mayfield, cidade devastada pela tempestade, Biden recebeu informações do governador do Kentucky, Andy Beshear, e de autoridades de emergência sobre os esforços de resgate. Biden disse que foi notável como as comunidades da área se uniram para ajudar umas às outras.

'Não há tornados vermelhos, não há tornados azuis', disse ele, referindo-se às cores associadas aos democratas e republicanos.

'Nunca vi tantos danos por um tornado', disse ele, afirmando às autoridades locais: 'Não hesitem em pedir qualquer coisa'.

Beshear disse que entre os mortos há uma dúzia de crianças, e acredita-se que o número de mortos aumentará nos próximos dias, já que há mais de 100 desaparecidos.

Biden pousou no avião Air Force One em uma instalação do Exército em Fort Campbell, no Kentucky, e embarcou no helicóptero Marine One para uma visão de primeira mão da devastação provocada pelo tornado.

Ele aterrissou em Mayfield para visitar um bairro e depois seguiria para Dawson Springs. As duas cidades, situadas a cerca de 113 quilômetros de distância, foram praticamente arrasadas pelos tornados.

O objetivo do presidente era supervisionar os estragos da tempestade e garantir que o governo dos EUA esteja fazendo tudo que puder para levar assistência o mais rapidamente possível às áreas mais afetadas, disse a vice-porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, aos repórteres no voo saído de Washington.

A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema) enviou duas equipes de busca e resgate e reação a emergências ao Kentucky, assim como equipes para ajudar os sobreviventes a se registrarem para receber assistência.

A Fema também enviou dezenas de geradores ao Estado, assim como 511 mil litros de água, 74 mil refeições e milhares de cobertores e outros itens.

Mayfield foi a mais atingida de várias comunidades do oeste do Kentucky na rota de 320 quilômetros de um tornado que transformou cidades em pilhas de escombros, agora sendo retirados por equipes de trabalho e soldados da Guarda Nacional.

A cidade de 10 mil habitantes está sob alerta de contaminação da água e responde por mais de um terço dos 14 mil blecautes estaduais. Jana Adams, uma integrante do conselho municipal, disse que levará de sete a 10 dias para as equipes restaurarem postes de prestadoras de serviço e religarem linhas de transmissão.

Biden aprovou declarações federais de desastre para o Kentucky e os Estados vizinhos de Tennessee e Illinois, oferecendo auxílio federal adicional a moradores e autoridades locais.

(Por Jarrett Renshaw em Fort Campbell, Kentucky; reportagem adicional de Peter Szekely em Nova York e Rod Nickel)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nao hesitem em pedir qualquer …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.