Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Não trate a China como 'rival estratégico', diz embaixador chinês nos EUA

Placeholder - loading - Embaixador da China nos EUA, Cui Tiankai, durante entrevista à Reuters em Washington 06/11/2018 REUTERS/Jim Bourg
Embaixador da China nos EUA, Cui Tiankai, durante entrevista à Reuters em Washington 06/11/2018 REUTERS/Jim Bourg

Publicada em  

Por Yew Lun Tian

PEQUIM (Reuters) - Tratar a China como um 'rival estratégico' dos Estados Unidos é um equívoco que pode levar a erros, disse o embaixador da China nos Estados Unidos em discurso em um fórum online.

Desde que o governo Trump definiu a China como rival estratégico em 2018, tem havido confronto entre Washington e Pequim frequentemente sobre questões que vão desde o comércio até o tratamento do coronavírus por Pequim, e o novo governo do presidente Joe Biden deve manter pressão sobre a China.

No primeiro discurso importante de uma autoridade chinesa sobre as relações entre as duas maiores economias do mundo desde que Biden assumiu o cargo, o embaixador Cui Tiankai reafirmou a posição de longa data da China de buscar uma coexistência pacífica com os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que alertou para não cruzar a linha vermelha da China.

'Tratar a China como um rival estratégico e inimigo imaginário seria um grande equívoco estratégico', disse Cui no fórum que ocorreu na noite de quarta-feira no horário dos EUA, quinta-feira em Pequim.

'Desenvolver qualquer política com base nisso só levaria a graves erros estratégicos.'

Cui enfatizou que a China deseja cooperação, não confronto, e pediu que ambos os lados tratem das diferenças por meio do diálogo. Mas ele também disse que a China não cederá em questões relativas à soberania e integridade territorial.

'A China não vai recuar. Esperamos que os Estados Unidos respeitem os principais interesses da China e evitem cruzar a linha vermelha', afirmou Cui.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nao trate a china como rival …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.