Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Netanyahu conversa com Milei e agradece plano de transferir embaixada argentina para Jerusalém

Netanyahu conversa com Milei e agradece plano de transferir embaixada argentina para Jerusalém

Reuters

04/12/2023

Placeholder - loading - Presidente eleito da Argentina Javier Milei   19/11/2023   REUTERS/Agustin Marcarian
Presidente eleito da Argentina Javier Milei 19/11/2023 REUTERS/Agustin Marcarian

JERUSALÉM (Reuters) - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, conversou nesta segunda-feira com o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, e o agradeceu por sua intenção de transferir a embaixada do país para Jerusalém, informou o gabinete de Netanyahu.

O premiê parabenizou Milei por sua vitória eleitoral e agradeceu-lhe por seu apoio a Israel durante a guerra contra o Hamas.

'O primeiro-ministro agradeceu ao presidente eleito por sua intenção de transferir a embaixada da Argentina para Jerusalém e o convidou para uma visita a Israel', disse.

A equipe de Milei se recusou a comentar o assunto nesta segunda-feira, embora o economista libertário tenha dito durante a campanha para as eleições do mês passado que pretendia transferir a embaixada do país para Jerusalém.

Apenas alguns países têm suas embaixadas de Israel em Jerusalém, com a maioria dos outros mantendo representação diplomática no centro econômico de Tel Aviv.

Milei, que afirma pretender se converter ao judaísmo, visitou o túmulo de um conhecido rabino judeu ortodoxo durante uma recente viagem aos Estados Unidos. Ele tem dito repetidamente que assumirá uma posição fortemente pró-Israel na política externa.

Embora Israel considere Jerusalém a sua capital eterna e indivisível e queira todas as embaixadas ali baseadas, a maior parte do mundo não reconhece a soberania israelense sobre toda a cidade, acreditando que o seu status deve ser resolvido em negociações.

Os palestinianos querem que a capital do seu Estado independente fique no setor oriental da cidade, o qual Israel capturou na guerra do Médio Oriente em 1967 e anexou em uma medida nunca reconhecida internacionalmente.

(Por Ari Rabinovitch em Jerusalém e Lucila Sigal em Buenos Aires)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...