Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Netanyahu diz que acordo de Israel com Síria é possível e espera zona tampão

Netanyahu diz que acordo de Israel com Síria é possível e espera zona tampão

Reuters

02/12/2025

Placeholder - loading - Benjamin Netanyahu em Jerusalém  16/10/2025    Alex Kolomoisky/Pool via REUTERS
Benjamin Netanyahu em Jerusalém 16/10/2025 Alex Kolomoisky/Pool via REUTERS

2 Dez (Reuters) - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira que um acordo com a Síria é possível e que ele espera que as autoridades sírias estabeleçam uma zona tampão desmilitarizada de Damasco até o Monte Hermon e outras áreas.

Netanyahu falou um dia depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, cujo governo vem tentando intermediar um pacto de não agressão entre os dois países, disse que era muito importante que Israel mantivesse um 'diálogo forte e verdadeiro' com Damasco.

A Síria não reconhece formalmente Israel, que vem ocupando mais território sírio desde dezembro de 2024. O país capturou as Colinas de Golã sírias em uma guerra em 1967 e posteriormente as anexou, uma medida reconhecida pelos Estados Unidos, mas não pela maioria dos outros países.

'O que esperamos que a Síria faça é, naturalmente, estabelecer uma zona tampão desmilitarizada desde Damasco até a área de segurança, incluindo as vias de acesso ao Monte Hermon e o pico do Hermon', disse Netanyahu durante uma visita a soldados feridos no centro de Israel. 'Mantemos essas áreas para garantir a segurança dos cidadãos de Israel, e essa é a nossa obrigação.'

Ele acrescentou: 'Com boa vontade e uma compreensão desses princípios, é possível chegar a um acordo com os sírios, mas manteremos nossos princípios em qualquer caso.'

Trump apoiou o novo líder da Síria, Ahmed al-Sharaa, enquanto Israel expressou cautela em relação aos vínculos anteriores de Sharaa com a militância islâmica, mas se envolveu em esforços para intermediar um acordo.

Uma incursão israelense no sul da Síria na sexta-feira matou 13 sírios, informou a mídia estatal síria. Os militares israelenses disseram que tinham como alvo um grupo militante islâmico libanês no local. Na terça-feira, Netanyahu estava visitando soldados feridos no confronto.

(Reportagem de Steven Scheer e Maayan Lubell em Jerusalém, Jana Choukeir em Dubai)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.