Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Neurocientista exalta a caminhada em seu novo livro

Para Shane O’Mara, perambular por aí deveria ser considerado um exercício físico.

Placeholder - loading - Pessoa caminhando (Foto: Pixabay)
Pessoa caminhando (Foto: Pixabay)

Publicada em  

O neurocientista Shane O’Mara acaba de lançar o livro “In praise of walking” – em tradução livre, “Um elogio à caminhada”. Nele, o especialista garante que o hábito equivale a liberar superpoderes dentro do nosso corpo.

O especialista, no livro, faz uma recapitulação da história humana e de como o hábito de caminhar é antigo e nos defini como espécie. Ele nos convida a nos maravilharmos com os benefícios que isso confere aos nossos corpos e mentes.

Caminhamos há milhões de anos, mas só agora as pesquisas estão revelando como o cérebro e o sistema nervoso realizam, como O’Mara denomina, a mágica mecânica do equilíbrio.

Benefícios

Andar a pé é bom para os nossos músculos e postura; ajuda a proteger e reparar os órgãos e pode atrasar ou retardar o envelhecimento dos nossos cérebros. Com as nossas mentes em movimento, pensamos de forma mais criativa, o nosso humor melhora e os níveis de estresse diminuem. Andar juntos para alcançar um propósito comum é também uma forma de nos unir socialmente que contribuiu para nossa sobrevivência como espécie.

“Nosso sistema sensorial funciona melhor quando nos movimentamos”, declarou O’Mara ao jornal “The Guardian”. Para ele, é o que mantém ativo o que chama de nosso GPS interno, o “mapa cognitivo” que armazena e organiza as informações.

“Apesar de não termos ainda um volume de dados suficiente, é razoável supor que, em determinados casos de lesões no cérebro, haverá grandes benefícios se o paciente puder andar, devidamente supervisionado”, explica.

E à medida que nossas vidas se tornam cada vez mais sedentárias, colocamos em risco todos estes benefícios. Por isso, o autor alerta: devemos recomeçar a andar, seja numa montanha, até o parque ou simplesmente para a escola e o trabalho.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. neurocientista exalta a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.