Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1
    Veja todas as Notícias.

    Neurocientista exalta a caminhada em seu novo livro

    Para Shane O’Mara, perambular por aí deveria ser considerado um exercício físico.

    Placeholder - loading - news single img
    Pessoa caminhando (Foto: Pixabay)

    Publicada em  

    O neurocientista Shane O’Mara acaba de lançar o livro “In praise of walking” – em tradução livre, “Um elogio à caminhada”. Nele, o especialista garante que o hábito equivale a liberar superpoderes dentro do nosso corpo.

    O especialista, no livro, faz uma recapitulação da história humana e de como o hábito de caminhar é antigo e nos defini como espécie. Ele nos convida a nos maravilharmos com os benefícios que isso confere aos nossos corpos e mentes.

    Caminhamos há milhões de anos, mas só agora as pesquisas estão revelando como o cérebro e o sistema nervoso realizam, como O’Mara denomina, a mágica mecânica do equilíbrio.

    Benefícios

    Andar a pé é bom para os nossos músculos e postura; ajuda a proteger e reparar os órgãos e pode atrasar ou retardar o envelhecimento dos nossos cérebros. Com as nossas mentes em movimento, pensamos de forma mais criativa, o nosso humor melhora e os níveis de estresse diminuem. Andar juntos para alcançar um propósito comum é também uma forma de nos unir socialmente que contribuiu para nossa sobrevivência como espécie.

    “Nosso sistema sensorial funciona melhor quando nos movimentamos”, declarou O’Mara ao jornal “The Guardian”. Para ele, é o que mantém ativo o que chama de nosso GPS interno, o “mapa cognitivo” que armazena e organiza as informações.

    “Apesar de não termos ainda um volume de dados suficiente, é razoável supor que, em determinados casos de lesões no cérebro, haverá grandes benefícios se o paciente puder andar, devidamente supervisionado”, explica.

    E à medida que nossas vidas se tornam cada vez mais sedentárias, colocamos em risco todos estes benefícios. Por isso, o autor alerta: devemos recomeçar a andar, seja numa montanha, até o parque ou simplesmente para a escola e o trabalho.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. neurocientista exalta a …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.