Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nicarágua expulsa missões da OEA que investigavam protestos violentos no país

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Nicarágua expulsa missões da OEA que investigavam protestos violentos no país"

Publicada em  

Atualizada em  

MANÁGUA (Reuters) - A Nicarágua expulsou na quarta-feira duas missões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) dedicadas a investigar protestos antigoverno que se tornaram violentos ao longo deste ano, afirmou o grupo.

O governo escreveu em carta à Organização dos Estados Americanos (OEA), que supervisiona os grupos, que as missões foram suspensas por não cumprirem seus objetivos.

Manágua não respondeu de imediato a pedido de comentário.

O CIDH disse em comunicado que seu Mecanismo de Monitoramento Especial para a Nicarágua (Meseni) continuará operando a partir de Washington.

'O CIDH reitera que a situação na Nicarágua continuará a ser uma prioridade e reafirma seu compromisso com as vítimas de violações de direitos humanos', disse o comunicado.

A Nicarágua está sofrendo uma de suas piores crises políticas desde que o presidente Daniel Ortega voltou ao poder em 2007.

Desde abril, milhares foram às ruas para exigir a renúncia de Ortega. A oposição acusa o político de esquerda de tentar consolidar uma dinastia familiar autoritária com sua mulher, Rosario Murillo, que ele escolheu como vice-presidente.

Ao menos 322 pessoas morreram e mais de 500 foram presas ao longo de oito meses de manifestações antigoverno, segundo organizações de direitos humanos.

A coordenadora do Meseni, Ana Maria Tello, disse a repórteres que o Ministério das Relações Exteriores instruiu os grupos a deixarem a Nicarágua imediatamente.

A suspensão das missões foi anunciada um dia antes da apresentação de um relatório final sobre os episódios de violência transcorridos entre 18 de abril e 30 de maio.

Em outubro, um dos grupos da OEA criticou a incapacidade do procurador-geral da Nicarágua de encontrar os responsáveis pela morte dos manifestantes.

(Reportagem de Ismael Lopez)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nicaragua expulsa missoes da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.