Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nissan e Renault vão anunciar reestruturação de aliança em alguns dias, dizem fontes

Placeholder - loading - Logos da Nissan e Renault na França 6/2/2023 REUTERS/Stephane Mahe
Logos da Nissan e Renault na França 6/2/2023 REUTERS/Stephane Mahe

Publicada em  

Por Maki Shiraki e Daniel Leussink

TÓQUIO (Reuters) - A Nissan e a Renault vão anunciar nos próximos dias a reestruturação de sua parceria e a finalização de um acordo, disseram três fontes familiarizadas com o assunto.

A medida pode encerrar dez meses de negociações, por vezes tensas, entre as empresas.

As montadoras anunciaram um acordo em fevereiro e tinham como objetivo finalizar as negociações já em março. Conforme divulgado, a montadora japonesa iria adquirir até 15% da nova unidade de veículos elétricos da Renault, a Ampere, enquanto a Renault reduziria sua participação, atualmente de 43%, na Nissan.

O prazo foi estendido quando executivos sêniores da Nissan e alguns diretores contestaram detalhes do acordo, citando a necessidade de proteger melhor a propriedade intelectual da companhia, conforme noticiado pela Reuters.

O atraso complicou o esforço da Nissan para colocar o relacionamento com a Renault, que dura décadas, em uma posição de maior igualdade. Os executivos da Nissan buscam reequilibrar a aliança construída pelo ex-presidente da empresa Carlos Ghosn depois que sua saída levou a montadora a um período de turbulência.

A Nissan tem trabalhado para estabelecer um limite menor para o investimento prometido na unidade da Renault, abaixo do teto de 15% anunciado em fevereiro, disseram duas das fontes. Embora o tamanho do investimento dependa, em última análise, do valor da Ampere, é provável que a Nissan fique com menos de 10%, disse uma delas.

'A Nissan e a Renault estão envolvidas em negociações construtivas e contínuas. Faremos uma declaração no devido tempo quando os acordos forem concluídos', disse a empresa japonesa em comunicado.

A Renault não comentou. A montadora francesa disse anteriormente que espera listar a Ampere em uma oferta pública inicial de ações (IPO) no primeiro semestre de 2024. Fontes disseram que a unidade poderia ser avaliada em até 10 bilhões de euros.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nissan e renault vao anunciar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.