Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nova Zelândia apreenderá caixas-pretas de Boeing 787 da Latam após incidente deixar feridos

Placeholder - loading - Paramédico caminha em aeronave após incidente em voo da Latam em Auckland, na Nova Zelândia 11/03/2024 Brian Adam Jokat/via REUTERS
Paramédico caminha em aeronave após incidente em voo da Latam em Auckland, na Nova Zelândia 11/03/2024 Brian Adam Jokat/via REUTERS

Publicada em  

Por Alasdair Pal e Cordelia Hsu

SYDNEY (Reuters) - A Comissão de Investigação de Acidentes de Transporte da Nova Zelândia (TAIC, na sigla em inglês) disse nesta terça-feira que estava apreendendo o gravador de voz da cabine de comando e o gravador de dados de voo de um Boeing 787 da Latam Airlines após um incidente que deixou mais de 50 pessoas feridas.

A companhia aérea e os passageiros a bordo do voo Sydney-Auckland, na segunda-feira, disseram que o avião com 263 passageiros e nove tripulantes a bordo caiu abruptamente em pleno ar.

'Meu vizinho estava a dois assentos do meu, havia um espaço entre nós. Assim que acordei, olhei e ele estava no teto e pensei que estava sonhando', disse Brian Adam Jokat, um cidadão canadense residente no Reino Unido que estava viajando no avião, nesta terça-feira.

Fotos tiradas por Jokat após o incidente mostraram os danos sofridos pelo teto do avião, que, segundo ele, foi atingido por outros passageiros.

A agência neozelandesa disse que as autoridades chilenas confirmaram que haviam aberto uma investigação sobre o voo e que a empresa estava ajudando.

Um porta-voz da TAIC disse que, como o incidente ocorreu no espaço aéreo internacional, coube à autoridade chilena de investigação de acidentes, a Direção Geral de Aviação Civil (DGAC), abrir um inquérito.

A Latam tem sede no Chile e o voo deveria seguir para Santiago após fazer uma escala em Auckland.

'A TAIC está em processo de coleta de evidências relevantes para o inquérito, incluindo a apreensão dos gravadores de voz da cabine e de dados de voo', disse a agência, referindo-se às chamadas 'caixas-pretas' que fornecerão mais informações sobre a trajetória do voo e as comunicações entre os pilotos.

A DGAC disse em um comunicado que estava trabalhando com a TAIC na investigação.

A Latam não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre se havia fornecido as caixas-pretas à TAIC. A companhia aérea disse mais cedo nesta terça-feira que ajudará as autoridades competentes em qualquer investigação sobre o 'forte tremor' durante o voo.

A causa da aparente mudança repentina na trajetória do voo ainda não foi explicada. Especialistas em segurança dizem que a maioria dos acidentes aéreos é causada por uma série de fatores que precisam ser investigados minuciosamente.

A Autoridade de Aviação Civil da Nova Zelândia disse em um comunicado que também ajudará na investigação, se necessário.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nova zelandia apreendera …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.