Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Número de mortos por tempestade na Líbia deve aumentar à medida que corpos chegam à costa

Placeholder - loading - Pessoas tentam identificar corpos do lado de fora de hospital em Derna, na Líbia 12/09/2023 REUTERS/Esam Omran Al-Fetori
Pessoas tentam identificar corpos do lado de fora de hospital em Derna, na Líbia 12/09/2023 REUTERS/Esam Omran Al-Fetori

Publicada em  

Por Ayman al-Warfali e Ahmed Elumami

PERTO DE DERNA, Líbia (Reuters) - Corpos estavam chegando à costa leste da Líbia nesta quarta-feira, aumentando o número de mortos por uma tempestade que varreu bairros inteiros para o mar, com milhares de mortos já confirmados e muitos outros milhares ainda desaparecidos.

A torrente de inundação, desencadeada por uma forte tempestade na noite de domingo, rompeu barragens e destruiu cerca de um quarto da cidade mediterrânea de Derna. Prédios inteiros de vários andares foram arrastados com famílias dormindo dentro.

'O mar está constantemente despejando dezenas de corpos', disse à Reuters, por telefone, Hichem Abu Chkiouat, ministro da Aviação Civil na administração que governa o leste da Líbia.

'Contamos mais de 5.300 mortos até o momento, e é provável que o número aumente significativamente, podendo até dobrar, porque o número de pessoas desaparecidas também é de milhares', acrescentou.

Dezenas de milhares de pessoas ficaram desabrigadas, disse ele, apelando para a ajuda internacional e acrescentando que a Líbia não tinha a experiência necessária para lidar com as consequências de um desastre como esse.

As autoridades dizem que pelo menos 10.000 pessoas estão desaparecidas ou mortas, embora o número de mortos confirmados até agora varie. Tariq Kharaz, porta-voz das autoridades do leste, disse que 3.200 corpos foram recuperados e 1.100 deles ainda não foram identificados.

A Organização Internacional para a Migração, a agência de migração da Organização das Nações Unidas (ONU), disse que pelo menos 30.000 pessoas foram deslocadas em Derna.

A devastação era evidente nos pontos mais altos de Derna, onde o centro da cidade densamente povoado, construído ao longo do leito de um rio sazonal, era agora largo, plano e crescente monte de água lamacenta brilhando ao sol, com todos os seus prédios varridos.

Em um hospital, dezenas de corpos enrolados em cobertores foram colocados no chão dos corredores ou do lado de fora, na calçada, para que os moradores tentassem identificá-los.

Mustafa Salem disse que toda a sua família morava perto do vale do rio, em frente a uma mesquita. Eles estavam dormindo quando a enchente ocorreu, e ninguém foi encontrado vivo.

'Somos todos vizinhos. Perdemos 30 pessoas até agora, 30 membros da mesma família', disse ele à Reuters. 'Não encontramos ninguém.'

Enquanto a Reuters estava na estrada para retornar à cidade na quarta-feira, comboios de ajuda e caminhões carregando escavadeiras podiam ser vistos entrando.

Fotografias de satélite da cidade, tiradas antes e depois do desastre, mostraram que o que era um estreito canal de água que atravessava o centro da cidade era agora uma cicatriz larga, com todos os prédios que ficavam ao longo dele desaparecidos. Danos extensos, com prédios faltando, também eram claramente visíveis em outras partes da cidade.

As operações de resgate são complicadas devido às profundas fraturas políticas no país de 7 milhões de habitantes, que ainda não conseguiu reconstruir um governo central forte desde o levante apoiado pela aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que derrubou Muammar Gaddafi em 2011.

Um Governo de Unidade Nacional (GNU) reconhecido internacionalmente está sediado em Trípoli, no oeste, enquanto uma administração paralela opera no leste, incluindo Derna.

O primeiro-ministro da Líbia, Abdulhamid al-Dbeibah, baseado em Trípoli, classificou as enchentes como uma catástrofe sem precedentes. O chefe do Conselho Presidencial da Líbia, Mohammed al-Menfi, pediu unidade nacional.

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários disse que equipes de resposta a emergências foram mobilizadas para ajudar no local. Governos como o do Catar e o da Turquia enviaram ajuda à Líbia às pressas.

Os Emirados Árabes Unidos enviaram dois aviões de ajuda com 150 toneladas de alimentos urgentes, suprimentos médicos e de socorro para o leste da Líbia, informou a agência de notícias estatal dos Emirados Árabes Unidos, WAM.

(Reportagem adicional de Tarek Amara, em Túnis; Nayera Abdallah e Tala Ramadan, e Alvise Armellini, em Roma)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. numero de mortos por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.