alexametrics
Conectando

    O Artista da Semana é a banda Toto!

    Conheça algumas curiosidades sobre o grupo americano

    Por Amanda Brandão

    Placeholder - loading - news single img

    A banda Toto foi formada em 1978, em Los Angeles, pelos amigos de faculdade David Paich, Steve Lukather, Bobby Kimball, Steve Porcaro, David Hungate e Jeff Porcaro. Após um afastamento de dois anos, a banda retornou aos palcos em 2010, completando quase 40 anos de estrada.

    O nome do grupo surgiu durante uma conversa informal. "Quando estávamos pensando num nome para a banda, dissemos: precisamos de algo como Toto: bem simples, fácil de lembrar e facilmente identificável em qualquer língua. Se você ouvir uma vez, vai se lembrar pra sempre.", revelou um dos integrantes.

    O processo de escolha do nome da banda ganhou dois mitos entre os fãs. Um deles diz que Jeff Porcaro escreveu “Toto” em uma das fitas que continha as canções, apenas para distingui-las de outras. Já o segundo mito foi espalhado pelo baixista David Hungate: ele brinca dizendo que o nome da banda é associado ao nome real de Bobby Kimball, que é Toteaux.

    O primeiro disco de estúdio foi lançado por eles em 1978 e misturava o rock com a própria essência do grupo. O trabalho alcançou um grande número de vendas, chegando ao top 10 das paradas de álbuns com mais de dois milhões de unidades vendidas.

    A década de 80 foi de sucesso para a banda americana, que marcou época com a canção “Rosanna”. A música foi lançada no álbum “Toto IV” e fala sobre a, então, namorada de Steve Lukather, a atriz Rosanna Arquette.

    O single conquistou prêmios no Grammy de 1982, vencendo as categorias de Melhor Canção do Ano, Melhor Performance Vocal e Melhor Arranjo Instrumental. “Toto IV” também foi premiado como Álbum do Ano, Melhor Produção e Melhor Gravação.

    Em todos esses anos de carreira, o grupo gravou apenas dois álbuns ao vivo: "Absolutly Toto Live" e "Livefields.

    A canção da banda Toto escolhida pela programação da Antena 1 como destaque da semana foi Africa. Confira a seguir um pouco mais sobre a história do hit de sucesso:

    “Africa”

    Muito tocada aqui na Antena 1, “Africa” é uma das mais famosas canções da banda Toto e tornou os músicos famosos mundialmente. O single foi lançado em setembro de 1982 como faixa do quarto álbum de estúdio do grupo, nomeado “Toto IV”.

    A música foi escrita pelo tecladista e vocalista da banda, David Paich, em parceria com o baterista Jeff Porcaro - que explicou a ideia da canção: "... um menino branco está tentando escrever uma canção sobre a África. Mas como nunca esteve lá, ele só pode dizer o que viu na TV ou sobre o que se lembra do passado".

    A ideia inicial, contudo, veio de David. "No início dos anos 80, eu assisti a um documentário tarde da noite na TV sobre toda a terrível morte e sofrimento das pessoas na África. Ele me mudou tanto. As imagens simplesmente não deixavam a minha cabeça... Tentei imaginar como me sentiria se eu estivesse lá e o que eu faria", explicou o cantor.

    Com pouco tempo de lançamento, “Africa” já estava em primeiro lugar no ranking da Billboard Hot 100 e em terceiro na parada britânica – UK Singles Chart.

    A canção é relembrada e tocada no mundo inteiro até os dias de hoje. Em 2012, apareceu em 32º lugar na lista "50 Most Explosive Choruses" - feita pela revista de música NME. Já em 2013, retornou às paradas, alcançando o quinto lugar no ranking de singles da Nova Zelândia.

    Em 2014, o hit estrelou um comercial da Foster Farms e foi destaque em um dos episódios da décima temporada de Family Guy.

    Relembre a música “Africa”, da banda Toto:

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.