Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O Impacto de David Gilmour na Ascensão do Pink Floyd

As Contribuições Cruciais e Engenhosas do Vocalista-Guitarrista que Pavimentaram o Caminho para o Sucesso

Placeholder - loading - O Impacto de David Gilmour na Ascensão do Pink Floyd.Divulgação
O Impacto de David Gilmour na Ascensão do Pink Floyd.Divulgação

Publicada em  

A década de 70 foi dominada por uma trajetória monumental: a do Pink Floyd. Os últimos quatro álbuns da década - “The Dark Side of the Moon” (1973), “Wish You Were Here” (1975), “Animals” (1977) e “The Wall” (1979) - alcançaram sucesso criativo, comercial e crítico praticamente incomparável na história do rock. Sua influência duradoura na música e na cultura é evidente até hoje, tornando-os uma das bandas mais reverenciadas e amadas de todos os tempos.

No entanto, o caminho para esse sucesso não foi fácil. Os primeiros anos da banda foram marcados por desafios de identidade e potencial artístico, principalmente devido à saída trágica de Syd Barrett, o mentor inicial. Foi a entrada de David Gilmour como substituto de Barrett que realmente impulsionou o Pink Floyd para o início de seu legado icônico.

Tudo começou, como muitas bandas inglesas da época, com um grupo formado por colegas de escola. A formação estável era com Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright desde o início; e em 1964, Barrett se juntou como vocalista e principal compositor. Ao longo dos anos 60, sob o nome “The Tea Set”, eles começaram a tocar em locais notáveis e buscavam maneiras de aprimorar seu som. Solos longos, iluminação teatral alucinante, sons psicodélicos e outras extravagâncias logo se tornaram marcas registradas do grupo em ascensão.

Ao longo do caminho, Barrett se inspirou nos ícones do blues Pink Anderson e Floyd Council e mudou o nome do grupo para “The Pink Floyd Sound” - e em pouco tempo, simplesmente se tornaram “Pink Floyd". Focados em originais idiossincráticos do líder, eles assinaram com a EMI. Em agosto de 1967, eles lançaram seu primeiro álbum psicodélico, “The Piper at the Gates of Dawn”, que vendeu bem e chamou atenção do mercado por seu impacto no gênero.

Mas, assim que eles começaram a realmente se destacar, Barrett começou a ter problemas com vícios excessivos e sucumbiu à depressão. Seu comportamento tornou-se mais perturbador com o passar do ano, e ele perdeu a sintonia. Em dezembro do mesmo ano de lançamento do primeiro álbum, o resto da banda encontrou apenas uma solução: trazer um quinto membro – David Gilmour – para compensar a ausência de Barrett no palco.

Gilmour – que já havia tocado com Barrett – saiu de seu antigo quinteto de rock Jokers Wild e entrou para a banda oficialmente. O plano original era que Gilmour fizesse shows enquanto Barrett ficasse em casa e escrevesse músicas. Mas, essa dinâmica - que estava condenada desde o início - falhou e já no final do mês, todos decidiram, lamentavelmente, que Barrett precisava sair da banda.

Pink Floyd.Divulgação
Toque para aumentar

Então, em abril de 1968, o Pink Floyd era oficialmente um quarteto novamente, ansioso para se concentrar em um futuro mais profissional e produtivo. Gilmour logo se estabeleceu como uma parte vital do grupo, contribuindo com sua voz calorosa e habilidades de guitarra distintas. Ele desempenhou um papel crucial na evolução do som da banda, particularmente com sua contribuição para faixas icônicas como “Wish You Were Here” e “Learning to Fly”. Sua presença firme e confiante ajudou a solidificar a identidade renovada do Pink Floyd.

Ele explica: “Tentei adicionar o que sabia sobre harmonia e torná-la um pouco mais mainstream… Transmitimos todos os nossos desejos, talentos e conhecimentos individuais um para o outro”. Tudo isso serviu de aperitivo para a faixa de encerramento de 23 minutos, “Echoes”, do álbum “Meddle” que poderia muito bem ser apelidada de “Dark Side Jr.” pelo quanto isso prenuncia sua obra-prima de 1973. Gilmour compartilha os vocais principais, e o compromisso imaculado da suíte entre musicalidade aventureira de bom gosto, efeitos sonoros aventureiros e melodias comoventes constituem sua melhor composição até agora.

É impossível não especular o que o Pink Floyd poderia ter se tornado se Barrett tivesse permanecido; da mesma forma, não há como refutar a importância de Mason, Wright e especialmente Waters (como seu principal conceitualista) em sua trajetória. Dito isto, Gilmour foi indiscutivelmente a chave para eles se tornarem o que se tornaram, pois ele sempre foi um jogador central.

Embora os primeiros trabalhos da banda tenham sido variados em termos de recepção e experimentação, as contribuições sofisticadas de Gilmour garantiram que ele abriu o caminho para o sucesso do Pink Floyd. Sua importância para a banda é inegável, e seu brilho artístico continua até hoje.

Veja também:

LAURA PAUSINI ENCANTA SÃO PAULO COM PERFORMANCE ELETRIZANTE

PARALELOS ENTRE AS GRANDES DIVAS DA MÚSICA

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. o impacto de david gilmour na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.