Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O que você imagina quando ouve música depende de sua cultura

Foram selecionados 622 voluntários em diferentes regiões de dois continentes para o estudo

Placeholder - loading - Homem ouvindo música em toca discos. - iStock
Homem ouvindo música em toca discos. - iStock

Publicada em  

Existem inúmeras culturas ao redor do mundo, e sabemos que a cultura influência diretamente no comportamento da sociedade em geral. Quando o assunto é música, esse conceito também se aplica e levanta grandes questionamentos, será que todos nós imaginamos as mesmas coisas quando ouvimos música?

Para investigar essas questões, uma equipe internacional de pesquisadores – incluindo um pianista clássico, um baterista de rock e um baixista – perguntou a centenas de pessoas quais histórias elas imaginavam ao ouvir uma música instrumental que nunca havia ouvido antes.

"Você pode pegar duas pessoas aleatórias, que cresceram em um ambiente semelhante, fazer com que elas ouçam uma música que nunca ouviram antes, pedir que imaginem uma narrativa e você encontrará semelhanças. No entanto, se essas duas pessoas não compartilham uma cultura ou localização geográfica, você não verá o mesmo tipo de semelhança na experiência. Então, embora imaginemos que a música possa unir as pessoas, o oposto também pode ser verdade - ela pode distinguir entre grupos de pessoas com origens ou culturas diferentes", afirmou Benjamin Kubit, coautor do estudo.

Foram selecionados 622 voluntários de três regiões em dois continentes, duas cidades universitárias nos Estados Unidos – uma no Arkansas e outra em Michigan – e um grupo de Dimen, uma vila na China rural, onde o principal idioma é o Dong, uma língua tonal não relacionada ao mandarim, inclusive, os moradores têm pouco acesso à mídia ocidental.

32 estímulos musicais foram escolhidos para ambos os grupos ouvirem, como trechos de 60 segundos de música instrumental, metade de música ocidental e metade de música chinesa, porém todos não continham letra. Após cada trecho musical, eles compartilhavam descrições livres das histórias que imaginaram enquanto ouviam a música.

Os resultados foram impressionantes: os ouvintes nos dois estados norte-americanos descreveram histórias muito semelhantes, muitas vezes até usando as mesmas palavras, enquanto as ouvintes chinesas imaginaram histórias semelhantes entre si, mas muito diferentes das dos ouvintes norte-americanos.

Uma passagem musical identificada como W9, para os norte-americanos, remeteu um belo nascer do sol sob uma floresta, com animais acordando e pássaros cantarolando. Já os chineses, imaginaram um homem soprando uma folha em uma montanha, cantando uma música para uma pessoa querida.

Para a passagem musical C16, os ouvintes norte-americanos descreveram um caubói sentado sozinho ao sol do deserto, admirando uma cidade vazia. Os chineses imaginaram uma linha diferente com um homem nos tempos antigos contemplando com tristeza a perda de sua amada.

Os resultados mostraram que os ouvintes em dois estados dos Estados Unidos imaginaram cenas muito similares, enquanto os ouvintes de uma província da China descreveram histórias completamente diferentes – todos os três grupos ouviram as mesmas canções.

"Estes resultados pintam uma imagem mais complexa do poder da música. A música pode gerar histórias notavelmente semelhantes nas mentes dos ouvintes, mas o grau em que essas narrativas imaginadas são compartilhadas depende do grau em que a cultura é compartilhada entre os ouvintes," resumiu a professora Elizabeth Margulis, na Universidade de Princeton (EUA).

Com isso, a Antena 1 reuniu um dos três artistas preferidos da programação: The Weeknd, Céline Dion e Adele, para os Antenados analisarem seus pensamentos e quais histórias vem à sua mente ao ouvir essas canções. Conta para nós nos comentários!

The Weeknd

Save Your Tears

In Your Eyes

Out Of Time

Céline Dion

A New Day Has Come

One Heart

Water From The Moon

Adele

Can I Get It

Someone Like You

Hello

Veja também: SAIBA AS DICAS DA SEMANA (23/05 A 27/05)

LIAM GALLAGHER LANÇA NOVO DISCO “C'MON YOU KNOW”

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. o que voce imagina quando …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.