Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Obesidade pode piorar, ou até causar, a asma

Pesquisadores identificaram gordura nos pulmões de pessoas acima do peso.

Placeholder - loading - Pulmão (Foto: Pixabay)
Pulmão (Foto: Pixabay)

Publicada em  

Pela primeira vez, tecido gorduroso foi encontrado nos pulmões de pessoas com sobrepeso e obesos. Pesquisadores australianos analisaram amostras dos órgãos de 52 pessoas e descobriram que a quantidade de gordura aumentou de acordo com o índice de massa corporal.

Eles disseram que suas descobertas poderiam explicar por que estar acima do peso ou obeso aumentava o risco de asma. Especialistas em pulmão disseram que seria interessante ver se o efeito poderia ser revertido pela perda de peso.

Risco aumentado

No estudo, publicado no European Respiratory Journal, os cientistas analisaram amostras de pulmão de pessoas falecidas. Quinze não tinham relatado asma, 21 tinham asma, mas morreram de outras causas e 16 morreram da doença.

Os cientistas usaram corantes para realizar análises detalhadas de quase 1.400 vias aéreas das amostras de pulmão no microscópio, descobrindo tecido adiposo (gordo) nas paredes delas, com maior presença em pessoas com maior índice de massa corporal.

Os pesquisadores dizem que o aumento de gordura parece alterar a estrutura normal das vias aéreas e causar inflamação nos pulmões - o que poderia explicar o aumento do risco de asma em pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Pressão direta

Peter Noble, professor associado da Universidade da Austrália Ocidental, em Perth, que trabalhou no estudo, disse que “estar acima do peso ou obeso já está associado a ter asma ou a ter piores sintomas de asma”.

Já Thierry Troosters, presidente da Sociedade Respiratória Europeia, disse que “esta é uma descoberta importante sobre a relação entre peso corporal e doenças respiratórias, porque mostra como o excesso de peso ou obesidade pode piorar os sintomas das pessoas com asma”.

Ele disse que são necessárias mais pesquisas para descobrir se esse acúmulo de tecido adiposo pode ser revertido através da perda de peso, mas os pacientes com asma devem ser ajudados a alcançar um peso saudável.

As informações são da Rede BBC.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. obesidade pode piorar ou ate …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.