Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

OCDE vê imposto mínimo global remodelando fluxos de investimento

Placeholder - loading - Pessoas caminham perto do Distrito Financeiro, próximo à Bolsa de Nova York 29/12/2023 REUTERS/Eduardo Munoz
Pessoas caminham perto do Distrito Financeiro, próximo à Bolsa de Nova York 29/12/2023 REUTERS/Eduardo Munoz

Publicada em  

PARIS (Reuters) - A introdução este ano de um imposto mínimo corporativo global irá remodelar o fluxo de investimentos estrangeiros das multinacionais, à medida que os benefícios da reserva de lucros em paraísos fiscais desaparecem, indicou um estudo de impacto atualizado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta terça-feira.

Acordada pela primeira vez em 2021 em um acordo histórico entre 140 países, a taxa mínima de imposto global entra em vigor este ano, com 36 países já introduzindo leis que estabelecem um piso de 15% para a tributação das sociedades.

Em uma tentativa de limitar a concorrência fiscal entre países, o acordo permite que os governos apliquem um imposto complementar ao nível de 15% sobre quaisquer lucros registados em um país com taxa mais baixa.

O mínimo global, que se aplica a grupos empresariais com um volume de negócios anual superior a 750 milhões de euros (820 milhões de dólares), visa, em particular, desencorajar as grandes multinacionais a registar lucros em países com impostos baixos, como a Irlanda e outros paraísos fiscais.

A OCDE, que acompanhou o acordo da negociação à implementação, disse que o mínimo global reduziria pela metade a diferença média entre as taxas dos paraísos fiscais e de outros países, de 14 para 7 pontos percentuais após sua implementação.

Como resultado, a escolha dos locais onde as multinacionais investem no exterior será provavelmente cada vez mais motivada por fatores como a educação da mão-de-obra e as infra-estruturas -- e não pela localização que pode reduzir a fatura fiscal, afirmou a OCDE em uma atualização do impacto econômico estimado.

“O imposto mínimo global reduz os incentivos à transferência de lucros e, ao fazê-lo, melhora a alocação de capital, aumentando a importância dos fatores não fiscais”, disse David Bradbury, vice-chefe de impostos da OCDE, em uma videoconferência.

Embora se calcule atualmente que cerca de 36% dos lucros das empresas sejam tributados em menos de 15%, espera-se que apenas 7% fiquem abaixo desse limite quando o mínimo global estiver em vigor, afirmou a OCDE.

Além disso, espera-se que os governos angariem entre 155 e 192 bilhões de dólares adicionais por ano em receitas fiscais corporativas, um aumento de 6,5% a 8,1%, afirmou a OCDE, reduzindo sua estimativa anterior, de 220 bilhões de dólares.

(Reportagem de Leigh Thomas)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS FDC

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ocde ve imposto minimo global …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.