Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

OCDE vê perspectivas de crescimento de longo prazo caindo quase pela metade nas principais economias

Placeholder - loading - Pessoa carrega sacolas de compra em Nova York 21/12/2022 REUTERS/Eduardo Munoz
Pessoa carrega sacolas de compra em Nova York 21/12/2022 REUTERS/Eduardo Munoz

Publicada em  

Por Leigh Thomas

PARIS (Reuters) - O crescimento deverá cair quase pela metade nas economias desenvolvidas e nas grandes economias de mercados emergentes nas próximas décadas, exigindo impostos mais altos para evitar que a dívida dispare, segundo previsão da OCDE desta quinta-feira, em uma atualização de suas projeções econômicas de longo prazo.

Embora a aceleração da mudança para uma energia mais limpa possa pesar ainda mais sobre a atividade, esquemas eficazes de precificação do carbono podem gerar receitas inesperadas para alguns governos, disse a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A tendência de crescimento nos 38 membros da OCDE e nos países do G20 deve desacelerar gradualmente ante os níveis pré-Covid de 3% para 1,7% até 2060, à medida que a força de trabalho de muitos países diminui devido ao envelhecimento e o crescimento da eficiência da mão de obra desacelera nos países de mercados emergentes.

Enquanto a taxa de crescimento tendencial dos membros da OCDE deva desacelerar de 1,8% para 1,3% até 2060, as economias de mercado emergentes do G20 deverão registrar uma desaceleração maior, de 4,5% para 2% até 2060.

Embora se espere que a Índia ultrapasse a China como maior contribuinte para o crescimento global até o final da década de 2030, a economia chinesa foi projetada como a maior economia individual durante todo o período da previsão.

À medida que o crescimento desacelera, também aumenta a pressão sobre as finanças do governo, o que, no caso dos países da OCDE, significaria que os impostos precisariam ser aumentados, em média, em mais de seis pontos percentuais até 2060 para manter a dívida nos níveis atuais.

Os governos que não quiserem ou não puderem aumentar os impostos terão que encontrar outras maneiras de aliviar o aperto, como reformar os sistemas de saúde e de aposentadoria.

Em um cenário em que os países aceleram a transição energética para limitar o aumento das temperaturas globais a 1,5 grau Celsius, o crescimento global seria 0,2 ponto percentual menor do que o esperado entre 2025 e 2030.

Essa redução aumentaria para quase 0,6 ponto percentual em 2045-50, com um choque menor nos países da OCDE do que nas grandes economias de mercados emergentes mais dependentes de combustíveis fósseis.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ocde ve perspectivas de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.