Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

OMC autoriza EUA a impor tarifas sobre mercadorias da UE devido a Airbus

Placeholder - loading - Logo da OMC em Genebra  27/06/2018 REUTERS/Denis Balibouse
Logo da OMC em Genebra 27/06/2018 REUTERS/Denis Balibouse

Publicada em  

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou formalmente os Estados Unidos nesta segunda-feira a impor tarifas sobre até 7,5 bilhões de dólares em importações de bens da União Europeia, após a decisão de arbitragem sobre um caso envolvendo subsídios à fabricante de aviões Airbus.

O órgão de solução de controvérsias da OMC, composto por representantes de seus 164 membros, autorizou os EUA a tomar medidas contra a União Europeia e os países produtores da Airbus, Reino Unido, França, Alemanha e Espanha.

A autorização foi uma formalidade depois que um árbitro da OMC concedeu aos EUA um direito recorde de retaliação por subsídios ilegais neste mês. O pedido só seria negado se todos os membros da OMC presentes votassem contra. A reunião durou menos de 20 minutos.

O embaixador do comércio norte-americano, Dennis Shea, disse na reunião que os Estados Unidos ainda preferiam uma solução negociada.

'Mas isso só pode acontecer se a UE abolir genuinamente os benefícios para a Airbus vindos dos atuais subsídios e garantir que os subsídios à Airbus não possam ser retomados sob outro nome ou outro mecanismo', disse ele na reunião.

A delegação da UE disse na reunião que tem 'sérias preocupações' e que as medidas tarifárias dos EUA são imprudentes.

A OMC constatou que tanto a Airbus quanto sua rival norte-americana Boeing receberam bilhões de dólares em subsídios ilegais em dois casos que já duram 15 anos. É esperado um julgamento sobre caso da Boeing no início de 2020.

Os Estados Unidos disseram que vão impor tarifas de 10% sobre aviões da Airbus e 25% de impostos sobre uma variedade de produtos europeus, incluindo vinho francês, uísques escoceses e queijo de todo o continente.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. omc autoriza eua a impor …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.