Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

OMC vê crescimento do comércio 'abaixo da média' em 2023 com múltiplos riscos

Placeholder - loading - Sede da OMC em Genebra 05/10/2022. REUTERS/Denis Balibouse/File Photo
Sede da OMC em Genebra 05/10/2022. REUTERS/Denis Balibouse/File Photo

Publicada em  

GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial do Comércio elevou sua previsão para o crescimento do comércio global neste ano, mas ainda previu uma desaceleração e alertou para os riscos da guerra na Ucrânia, tensões geopolíticas, insegurança alimentar, inflação e aperto na política monetária.

O órgão comercial com sede em Genebra disse na quarta-feira que os volumes de comércio de mercadorias aumentarão 1,7% em 2023, 'abaixo da média'.

Isso representou um aumento em relação à projeção de outubro de 1,0%, mas ficou abaixo da média de 2,6% dos 12 anos desde que os volumes de comércio caíram após a crise financeira mundial.

Para 2022, a OMC disse que uma desaceleração no último trimestre resultou em um crescimento do comércio de 2,7%, abaixo da previsão anterior de 3,5%.

A OMC disse que o crescimento do comércio de mercadorias deve se recuperar para 3,2% em 2024 com a retomada da expansão econômica, mas alertou que essa previsão é particularmente incerta, com vários riscos negativos.

A diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, disse que as ameaças incluem a continuação da guerra na Ucrânia e outras tensões geopolíticas, o ressurgimento da inflação e o impacto do aperto na política monetária.

A OMC disse que o crescimento do comércio se manteve apesar das tensões globais e que a ameaça de fragmentação em blocos comerciais concorrentes, o que poderia reduzir a produção econômica global em 5%, foi até agora evitada. Mas isso continua sendo um risco.

'Se virmos padrões de investimento após a conversa, vemos agora, isso pode realmente ter um impacto no comércio no futuro que achamos que seria prejudicial', disse Okonjo-Iweala à Reuters.

A OMC também disse que os países ricos precisam ficar atentos a sinais de uma crise alimentar que desencadeie a fome em países de baixa renda.

Okonjo-Iweala disse que é vital limitar as restrições à exportação de alimentos. Cerca de 35 países impuseram 100 restrições a alimentos e fertilizantes desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. Elas diminuíram em meados de 2022, mas desde então aumentaram para 67 no início de abril de 2023.

A previsão da OMC não cobre serviços, mas a OMC disse que o turismo internacional está a caminho da recuperação total à medida que as restrições contra a Covid-19 são suspensas e que a demanda por viagens não parece ter sido afetada pela incerteza econômica.

(Reportagem de Philip Blenkinsop e Gabrielle Tétrault-Farber)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. omc ve crescimento do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.