Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

OMS diz que mortes ligadas à Covid-19 dispararam na Europa desde março

Placeholder - loading - Agentes de saúde prestam homenagem a colega morto por coronavírus em Leganes, Espanha 13/04/2020 REUTERS/Susana Vera
Agentes de saúde prestam homenagem a colega morto por coronavírus em Leganes, Espanha 13/04/2020 REUTERS/Susana Vera

Publicada em  

ZURIQUE (Reuters) - Desde o início de março, morreram cerca de 159 mil pessoas a mais do que se esperaria normalmente em 24 países europeus, disse uma autoridade da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira, com uma 'proporção significativa' deste pico ligada à Covid-19.

Até agora, mais de dois milhões de pessoas adoeceram com o novo coronavírus na Europa, um aumento de 15% nas últimas duas semanas, e Rússia, Turquia, Belarus e Reino Unido lideram as novas infecções, disseram autoridades europeias da OMS em um telefonema. Mais de 175 mil pessoas já morreram.

Embora a cifra de mortes em excesso leve em conta todas as causas de mortalidade, Katie Smallwood, uma especialista em emergências da OMS, disse que o fato --registrado no momento em que milhares de pessoas estavam morrendo em unidades de tratamento intensivo em locais como o norte da Itália, a França, a Espanha o e Reino Unido-– aponta para o impacto mortal da Covid-19.

'O que vimos muito claramente é o que pico de mortalidade em excesso corresponde ao pico da transmissão da Covid-19 nestes países', disse Smallwood aos repórteres. 'Isto nos dá uma indicação muito boa de que uma proporção muito significativa destas mortes em excesso está ligada e se deve à Covid-19'.

Smallwood disse que países como Alemanha, Suíça e outros que podem amenizar restrições a locais como bares, casas noturnas e outros pontos de aglomeração precisam ter ferramentas de detecção de doenças robustas e sistemas de exame e rastreamento em funcionamento em primeiro lugar para ajudar a impedir uma possível 'segunda onda' onde a epidemia pode ressurgir.

(Por John Miller)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. oms diz que mortes ligadas a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.