Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

OMS vê tendência de 'estabilização ou queda' em contágio do coronavírus no Brasil

Placeholder - loading - Pessoas caminham por rua de comércio popular em São Paulo 15/07/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Pessoas caminham por rua de comércio popular em São Paulo 15/07/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) - A crise do coronavírus no Brasil aparenta estar se estabilizando, disse nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), indicando uma luz no fim do túnel para o segundo país mais afetado pela Covid-19 no mundo.

O número de infecções detectadas por semana se estabilizou, a transmissão está desacelerando e as unidades de terapia intensiva estão menos pressionadas no país, afirmou o principal especialista em emergências da OMS, Mike Ryan, em entrevista coletiva em Genebra.

'No geral, a tendência no Brasil é de estabilização ou queda... e isso precisa continuar acontecendo', disse Ryan.

'Há uma tendência clara de queda em muitas partes do Brasil. A questão é: isso é uma aquietação? Isso pode ser algo contínuo?', acrescentou.

Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil já registrou mais de 3,5 milhões de casos do novo coronavírus e mais de 112 mil mortes relacionadas ao vírus. Ambos os números são os segundos maiores do mundo, abaixo somente dos Estados Unidos.

O presidente Jair Bolsonaro sofreu muitas críticas locais e internacionais pela condução da crise. Ele classificou a doença como uma 'gripezinha', apareceu em público com frequência sem máscara e, quando perguntado por um jornalista sobre o alto número de mortes, respondeu: 'E daí?'.

Apesar da tendência recente, Ryan pediu cautela. Como o Brasil é um país muito grande, várias regiões ainda estão verificando um aumento no número de casos, enquanto a contagem de infecções segue em torno de 50 mil por dia e o número de mortes ainda supera 1 mil na maioria dos dias, disse ele.

Ryan afirmou que ainda há muito a ser feito no Brasil, mas disse que o controle da doença por países grandes, como Brasil, Índia e EUA, é um importante passo para que a pandemia seja reduzida globalmente.

'Qualquer sucesso do Brasil é um sucesso para o mundo', disse Ryan.

(Reportagem adicional de Jamie McGeever, em Brasília)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. oms ve tendencia de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.