Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

ONU lamenta retomada 'catastrófica' dos combates em Gaza

ONU lamenta retomada 'catastrófica' dos combates em Gaza

Reuters

01/12/2023

Placeholder - loading - Ataque israelense contra Gaza  1/12/2023   REUTERS/Amir Cohen
Ataque israelense contra Gaza 1/12/2023 REUTERS/Amir Cohen

GENEBRA (Reuters) - A Organização das Nações Unidas lamentou a retomada das operações militares em Gaza, descrevendo as hostilidades como 'catastróficas' e pedindo às partes que garantam a manutenção de um cessar-fogo duradouro.

Aviões de guerra israelenses retomaram os bombardeios em Gaza, fazendo com que os civis palestinos fugissem em busca de abrigo após o colapso de uma trégua de uma semana que acabou sem nenhum acordo para prorrogá-la.

'A retomada das hostilidades em Gaza é catastrófica', disse Volker Turk, alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

'Peço a todas as partes e aos Estados com influência sobre elas que redobrem os esforços, imediatamente, para garantir um cessar-fogo - por motivos humanitários e de direitos humanos.'

Em um post na plataforma de mídia social X, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que lamenta a retomada das hostilidades e espera que uma nova pausa possa ser estabelecida.

'O retorno às hostilidades só mostra como é importante ter um verdadeiro cessar-fogo humanitário', afirmou ele.

Apelando por um cessar-fogo duradouro, o Unicef descreveu a inação em Gaza como 'uma aprovação da matança de crianças'.

'Um cessar-fogo duradouro precisa ser implementado', disse James Elder, porta-voz do Unicef, aos repórteres por meio de um link de vídeo de Gaza.

'A inação, em sua essência, é uma aprovação da matança de crianças.... É imprudente pensar que mais ataques contra o povo de Gaza levarão a algo diferente de carnificina.'

(Reportagem de Gabrielle Tétrault-Farber e Cécile Mantovani)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...