Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

OpenAI e Anthropic assinam acordos com governo dos EUA para pesquisa e teste de IA

OpenAI e Anthropic assinam acordos com governo dos EUA para pesquisa e teste de IA

Reuters

29/08/2024

Placeholder - loading - Logo da OpenAI 20/05/2024 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
Logo da OpenAI 20/05/2024 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

(Reuters) - As startups de inteligência artificial OpenAI e Anthropic assinaram acordos com o governo dos Estados Unidos para pesquisa, testes e avaliação de seus modelos de IA, informou nesta quinta-feira o Instituto de Segurança de Inteligência Artificial dos EUA.

Os primeiros acordos desse tipo surgem em um momento em que as empresas enfrentam o escrutínio regulatório sobre o uso seguro e ético de tecnologias de IA.

Os legisladores da Califórnia devem votar um projeto de lei ainda esta semana para regulamentar amplamente como a IA é desenvolvida e implantada no estado.

'IA segura e confiável é crucial para o impacto positivo da tecnologia. Nossa colaboração com o US AI Safety Institute alavanca sua ampla experiência para testar rigorosamente nossos modelos antes da implantação generalizada', disse Jack Clark, cofundador e chefe de política da Anthropic, apoiada pela Amazon e pela Alphabet.

Pelos acordos, o Instituto de Segurança de IA terá acesso aos principais novos modelos da OpenAI e da Anthropic antes e depois de seu lançamento público.

Os acordos também permitirão pesquisas colaborativas para avaliar as capacidades dos modelos de IA e os riscos associados a eles.

'Acreditamos que o instituto tem um papel fundamental a desempenhar na definição da liderança dos EUA no desenvolvimento responsável da inteligência artificial, e esperamos que nosso trabalho conjunto ofereça uma estrutura na qual o resto do mundo possa se basear', disse Jason Kwon, diretor de estratégia da OpenAI, fabricante do ChatGPT.

'Esses acordos são apenas o começo, mas são um marco importante à medida que trabalhamos para ajudar a administrar de forma responsável o futuro da IA', disse Elizabeth Kelly, diretora do instituto.

O instituto, parte do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST, na sigla em inglês) do Departamento de Comércio dos EUA, também colaborará com o Instituto de Segurança de IA do Reino Unido e dará retorno às empresas sobre possíveis melhorias de segurança.

O Instituto de Segurança de IA dos EUA foi lançado no ano passado como parte de uma ordem executiva do governo do presidente Joe Biden para avaliar riscos conhecidos e emergentes de modelos de inteligência artificial.

(Reportagem de Harshita Mary Varghese em Bengaluru)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.