Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Opep eleva previsão de demanda de petróleo em perspectiva de longo prazo

Placeholder - loading - Logo da Opep. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Logo da Opep. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Publicada em  

Por Alex Lawler e Maha El Dahan

LONDRES/DUBAI (Reuters) - A Opep elevou suas previsões de demanda mundial de petróleo para o médio e longo prazo em uma perspectiva anual, e disse que são necessários 14 trilhões de dólares em investimentos para atender a essa demanda mesmo com o crescimento do uso de combustíveis renováveis e o aumento do número de carros elétricos nas ruas.

A visão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, em seu relatório 2023 World Oil Outlook, divulgado nesta segunda-feira, contrasta com a de outros analistas, incluindo a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), que afirmam que a demanda pode atingir o pico nesta década.

Outra década ou mais de aumento do consumo seria um impulso para a Opep, cujos 13 membros dependem da renda do petróleo. O grupo afirma que o petróleo deve fazer parte da transição energética e citou as decisões de alguns governos e empresas de desacelerar sua retirada dos combustíveis fósseis.

'Acontecimentos recentes levaram a equipe da Opep a reavaliar o que cada energia pode oferecer, com foco em opções e soluções pragmáticas e realistas', escreveu o secretário-geral da Opep, Haitham Al Ghais, no prefácio do relatório.

'Os apelos para interromper os investimentos em novos projetos petrolíferos são equivocados e podem levar ao caos energético e econômico', acrescentou ele, estimando o investimento necessário no setor petrolífero em 14 trilhões de dólares até 2045, acima dos 12,1 trilhões de dólares estimados no ano passado.

A Opep espera que a demanda mundial de petróleo atinja 116 milhões de barris por dia (bpd) até 2045, cerca de 6 milhões de bpd acima do esperado no relatório do ano passado, com crescimento liderado pela China, Índia, outras nações asiáticas, África e Oriente Médio.

O diretor executivo da IEA, Fatih Birol, disse na semana passada que o consumo global de carvão, petróleo e gás natural pode atingir o pico antes de 2030. A IEA aconselha os países industrializados e, em 2021, disse que os investidores deveriam interromper novos investimentos em petróleo se o mundo quiser atingir emissões líquidas zero até a metade do século.

RETROCESSO DO 'NET ZERO'

Ao discursar no lançamento da publicação em Riad, capital da Arábia Saudita, principal produtora da Opep, Al Ghais, da Opep, citou a resistência contra as políticas de emissões líquidas zero e disse que a ação climática não deve ser realizada às custas da segurança energética global.

'No ano passado, o que ficou claro é que vimos as populações expressarem preocupações sobre os custos e os benefícios reais das metas de zero líquido', disse ele.

'Há alguns que, infelizmente, continuam a insistir na narrativa extremamente arriscada de dispensar o petróleo com a conversa de que a demanda de petróleo cairá em quase 25 milhões de barris por dia até o ano de 2030', acrescentou.

No relatório, a Opep também elevou as suas previsões de demanda para o médio prazo, até 2028, citando a demanda robusta este ano, apesar dos ventos econômicos contrários, como o aumento das taxas de juro.

A demanda mundial em 2028 atingirá 110,2 milhões de bpd, disse a Opep, acima dos 102 milhões de bpd em 2023. O grupo previu que o uso de petróleo em 2027 atingiria 109 milhões de bpd, acima dos 106,9 milhões de bpd estimados em 2022.

(Reportagem de Alex Lawler, reportagem adicional de Maha El Dahan)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. opep eleva previsao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.