Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Órgão de defesa do consumidor dos EUA defende proposta por fim de 'taxa suja' de cartão de crédito

Placeholder - loading - Senador Tim Scott questiona o diretor Rohit Chopra em comitê do Senado dos EUA 13/06/2023 REUTERS/Leah Millis
Senador Tim Scott questiona o diretor Rohit Chopra em comitê do Senado dos EUA 13/06/2023 REUTERS/Leah Millis

Publicada em  

(Reuters) - O principal órgão de defesa do consumidor dos Estados Unidos defendeu nesta terça-feira uma proposta para limitar as multas por atraso cobradas nos saldos dos cartões de crédito, uma medida que enfrenta forte oposição do setor bancário.

Em depoimento perante o Senado, o diretor do Departamento de Proteção Financeira do Consumidor (CFPB), Rohit Chopra, rejeitou os argumentos dos bancos de que limitar as taxas atrasadas os forçariam a recuperar a receita perdida cobrando taxas de juros mais altas ou cortando o acesso ao crédito para alguns.

'Eles estão totalmente autorizados a capturar seus custos', disse Chopra sob questionamento do senador Tim Scott, o principal republicano no Comitê Bancário do Senado, que recentemente anunciou sua candidatura presidencial para 2024.

'Uma das coisas que nossos emissores nos dizem é que eles não querem lucrar com multas por atraso. Esse é exatamente o objetivo aqui, porque a lei diz que essas multas devem ser razoáveis e proporcionais.'

O CFPB lançou em fevereiro uma proposta regulatória que limitaria as taxas atrasadas a 8 dólares, muito abaixo dos atuais 30 a 41 dólares, a menos que os emissores de cartões de crédito pudessem justificar a cobrança mais alta, parte do ataque do governo Biden ao que chama de 'taxas sujas' para o consumidor.

Lobistas e defensores do setor criticaram o termo, alegando que descaracteriza cobranças legítimas e alertaram sobre consequências não intencionais no setor bancário.

'Quando você não considera o custo geral de coletar algo, isso fica embutido na estrutura geral da organização', disse Scott nesta terça-feira

(Reportagem de Douglas Gillison)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. orgao de defesa do consumidor …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.