Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Os Covers de Rock Mais Memoráveis por Aretha Franklin

Sabia que a diva do Soul deixou sua marca no cenário do Rock?

Placeholder - loading - Os Covers de Rock Mais Memoráveis por Aretha Franklin.Divulgação
Os Covers de Rock Mais Memoráveis por Aretha Franklin.Divulgação

Publicada em  

Aretha Franklin, além de sua paixão pelo rock'n'roll, imprimiu uma marca singular no cenário musical, destacando-se no rock clássico. Ao longo de seus 58 anos de carreira, ela explorou o Great American Songbook, mas consolidou seu lugar na história com R&B e gospel.

Sendo a primeira mulher introduzida no Rock & Roll Hall of Fame em 1987, sua audição ampla e mente aberta, aliadas a colaboradores como Jerry Wexler e Clive Davis, a levaram a reinterpretar grandes artistas do rock, trazendo a alma enraizada no gospel, que inspirou seus melhores trabalhos.

Em uma entrevista de 1985, Franklin expressou sua apreciação por diversos gêneros musicais, afirmando: "Gosto de todos os tipos de música. Pode ser rock, jazz ou qualquer coisa. Se eu ouvir algo que acho que posso fazer meu, vou tentar. Não precisa começar como uma música soul ou gospel. Pode ser rock, jazz ou qualquer coisa. Se eu ouvir algo que acho que posso fazer meu, vou tentar".

O baterista do Journey, Narada Michael Walden, que produziu e co-escreveu cinco álbuns de Franklin, durante os anos 80 e 90, destacou que ela "não tem limites" e buscava a perfeição em tudo o que fazia. “Ela tinha um fogo queimando dentro dela que quer grandeza, espera grandeza e traz grandeza em tudo o que faz".

Considerada pela revista Rolling Stone como a melhor vocalista do mundo, Franklin não apenas recebeu o título honorário, mas também gravou clássicos do rock, incorporando uma sonoridade vibrante que mescla o vigor do rock com a profundidade do gospel. Beatles e Rolling Stones foram fontes constantes de inspiração para ela.

Ela emprestou sua voz poderosa a composições icônicas de Paul McCartney e John Lennon, como "Eleanor Rigby", "Let It Be" e "The Long and Winding Road". No 16º álbum de estúdio de Franklin, ela simplesmente mergulhou em canções comoventes da banda, com arranjos vocais solenes e suaves solos de saxofone. Você sabia que com o hit “Let It Be”, a versão da cantora foi a primeira comercialmente lançada da música? O single dos Beatles só chegou dois meses após o lançamento de Franklin!

Ela também interpretou clássicos dos Stones, incluindo "(I Can't Get No) Satisfaction". Franklin lançou seu segundo álbum pela Atlantic Records com esse sucesso do outro lado da lagoa. Em suas mãos, é mais suingante do que desafiador, com os Swampers de Muscle Shoals adicionando um sabor emocionante de roadhouse, e a seção de sopros liderada por King Curtis trazendo alguns músculos adicionais. Não é tão frenético quanto o tratamento de Otis Redding dois anos antes, mas é igualmente saboroso.

Além disso, ela cantou "You Can't Always Get What You Want" e "Jumpin' Jack Flash". Na última mencionada, Keith Richards e Ronnie Wood voaram para Detroit para gravar e filmar o vídeo do filme homônimo de Whoopi Goldberg no lendário United Sound Studios. A equipe de estrelas, incluindo Steve Jordan na bateria, Chuck Leavell nos teclados e Randy Jackson no baixo, inseriu um pouco mais de funk na mixagem, e a performance ardente de Franklin se destaca como um destaque desta era em sua carreira.

Aretha Franklin e Keith Richards.Divulgação
Toque para aumentar

Com "Bridge Over Troubled Water" - não há problema em ficar de queixo caído ao ouvir isso – Paul Simon e Art Garfunkel também ouviram. Seu single original ganhou os prêmios Grammy de Gravação e Canção do Ano em 1971 durante a mesma cerimônia em que Franklin fez uma apresentação góspel, semelhante a um hino. O single de Franklin ganhou ouro e conquistou seu próprio Grammy em 1972, de Melhor Performance Vocal Feminina de R&B.

Aretha Franklin, a diva do soul, transcendeu fronteiras musicais, explorando a diversidade de sua arte. Seu legado é uma fusão única de talento, paixão e uma abordagem autêntica que continua a ressoar na história da música. Uma verdadeira lenda que quebrou barreiras e enriqueceu o universo do rock'n'roll com sua presença incomparável.

Veja também:

SURPRESA EM BRASÍLIA: PAUL MCCARTNEY REALIZA SHOW EXTRA NO CLUBE DO CHORO

ANTENA 1 TE DÁ UMA ALEXA DE NATAL  


Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. os covers de rock mais …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.