Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ouvir música pode reduzir o estresse? Entenda

Escutar suas canções favoritas está diretamente ligado com seu bem-estar

Placeholder - loading - Jovem ouvindo música com fones de ouvido. - iStock
Jovem ouvindo música com fones de ouvido. - iStock

Publicada em  

Em um dia comum, quantas vezes você escuta música? E quando deixa de escutar, sente falta?

Pois é, nossas canções preferidas já são parte incorporada de nossa rotina e é só quando esquecemos os fones de ouvido que percebemos o quanto isso nos afeta.

O mais curioso de tudo isso é que essas alterações comportamentais que você observa em si mesmo com a ausência de música também são perceptíveis pela Ciência e, mais que isso, ela é capaz de explicar.

Imagem de conteúdo da notícia "Ouvir música pode reduzir o estresse? Entenda" #1
Toque para aumentar

A sensação de estresse surge mediante a tensão emocional ou extrema pressão. Ela afeta aspectos físicos e psicológicos de um indivíduo, além do impacto biológico.

Quando estressado, o corpo humano libera hormônios e substâncias químicas que ativam o cérebro e geram reações como alteração da frequência cardíaca, da pressão arterial e produção de cortisol pela glândula adrenal, popularmente conhecido como “hormônio do estresse”.

Qual o papel da música na redução do estresse?

Estudos realizados no ano de 2020 apontam que a relação entre a redução do estresse e a escuta de música é direta.

A pesquisa sugere que a música é capaz de gerar reações biológicas quase que instantâneas. Dentre essas reações temos a diminuição da frequência cardíaca e os níveis do “hormônio do estresse”, o cortisol, a liberação de endorfina, a melhora na sensação de bem-estar e disposição, além da amenização dos sintomas do próprio estresse.

Mas como isso efetivamente acontece?

Os sons transmitidos por uma canção se movem através dos ouvidos como vibrações. Depois, o ouvido interno traduz essas vibrações em sinais elétricos.

Logo, o sistema nervoso entra em ação e os neurônios transmitem os sinais recebidos para o córtex do cérebro. Essas regiões do cérebro detectam elementos como ritmo e tom, e assim, sentimos a experiência musical.

Nosso corpo reage a essa experiência musical e a manifesta através de sentimentos e emoções; por isso que nos animamos com uma música agitada ou nos emocionamos com uma melodia mais lenta.

Imagem de conteúdo da notícia "Ouvir música pode reduzir o estresse? Entenda" #2
Toque para aumentar

A música como forma de tratamento já não é uma grande novidade para os cientistas, afinal ela já está enraizada em diversas atividades entrelaçadas com o bem-estar humano. Podemos citar a musicoterapia ou a meditação como exemplos.

No caso do estresse não existe nenhum tipo de estilo musical recomendado, contudo os estudos apontam a música clássica a um efeito calmante e o rap como fontes de inspiração e proatividade, por exemplo.

Por fim, podemos ver que o impacto da música é indubitável em nossa forma de agir. Por isso, ande sempre com seus fones de ouvido e se cuide!

LEIA TAMBÉM:

AS 10+ DE 16 DE ABRIL (16/04)

A RELAÇÃO DO QUE ESCUTAMOS COM NOSSOS SENTIMENTOS E AÇÕES

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ouvir musica pode reduzir o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.