Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Palermo: 9 motivos para se apaixonar pela cidade italiana

A cidade abriga tesouros culturais fascinantes

Placeholder - loading - Vista aérea de Palermo, na Itália. - iStock
Vista aérea de Palermo, na Itália. - iStock

Publicada em  

A capital da Sicília, Palermo, é conhecida como a “cidade maravilhosa” da Itália e é um destino que deve estar em mente para sua próxima viagem. A deslumbrante cidade é repleta de edifícios históricos que testemunham um passado sumptuoso, mas também abriga animados mercados populares, tão característicos que se tornaram uma das principais atrações turísticas da cidade

A comuna italiana é a maior ilha da Sicília, além de ser a quinta cidade mais populosa de todo o país, contando com mais de 630 mil habitantes. O local tem uma história de mais de 2.700 anos, por isso não é de se admirar suas grandes riquezas nos quesitos cultural, gastronômico e também geográfico. Palermo é considerada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, por "ser um exemplo de sincretismo sociocultural entre as culturas Ocidental, Islâmica e Bizantina na ilha que gerou novos conceitos de espaço, estrutura e decoração. Pois, testemunha a coexistência frutífera de pessoas de diferentes origens e religiões".

Palermo vista pelo mar
Toque para aumentar

Apesar de extraordinária, a cidade nuca foi considerada como grande destino turístico, mas pode confiar que essa preciosidade não decepciona. Atualmente é vista como viagem imperdível para quem quer desfrutar de férias repletas de história, entretenimento, belas paisagens marítimas e muita cultura.

Por isso, confira nossa lista de razões (com dicas) para visitar esse lugar incrível:

  1. Sua fantástica história

Na Antiguidade, Palermo era uma das regiões mais prósperas do Mediterrâneo e ainda continua sendo uma cidade extremamente fascinante que esconde autênticas joias de arte, herdadas dos povos árabes, normandos, bizantinos, espanhóis e romanos. Assim, sua história milenar concedeu ao local um notável património artístico e arquitetônico, numa mistura original de decorações árabe-românicas-bizantinas completamente singular, diferente de tudo já visto na Itália.

  1. Catedral de Palermo

Com vista para o Cassaro, as antigas muralhas fortificadas da cidade, a Catedral de Palermo, dedicada à Bem-Aventurada Virgem Maria Assunta ao Céu, é o principal local de culto católico da cidade. Erguida em 1185 em uma área anteriormente ocupada por uma mesquita árabe, a Catedral traça toda a história da cidade com a particular mistura artística que a caracteriza.

Catedral de Palermo
Toque para aumentar

  1. Jardim Botânico de Palermo

Com cerca de 10 hectares, o Jardim Botânico que fica na Universidade de Palermo é uma das principais instituições acadêmicas italianas. Considerado um enorme museu a céu aberto, possui mais de duzentos anos de atividade e uma enorme variedade de espécies abrigadas, que o tornam um local repleto de espécies de diferentes floras.

Jardim Botânico de Palermo
Toque para aumentar

Está aberto todos os dias (com exceção de Natal e Ano Novo) a partir das 9h e com horários de fechamento variáveis, dependendo da época. Para os visitantes mais frequentes existe a possibilidade de adquirir o Ortocard, que tem a duração de um ano e dá acesso ilimitado ao Jardim e descontos nas exposições e eventos que nele se realizam.

  1. Hospedagem de tirar o fôlego

O Grand Hotel Et Des Palmes Palermo, fica situado nas proximidades do Museu Arqueológico Regional Antonio Salinas, e atrai seus hóspedes por ser um edifício histórico e central, localizado na Via Roma. Construído por iniciativa da família Ingham em 1874 e utilizado como residência privada. A casa estava ligada por uma passagem secreta à igreja anglicana adjacente.

Do hotel é possível chegar ao centro de Palermo em apenas 10 minutos a pé. Os quartos são impecáveis, e o local ainda oferece pequeno almoço continental em café. Os hóspedes podem desfrutar de refeições europeias, italianas, mediterrânicas e do sul da Itália, no Kliko Ristorantino Da Giuseppe, a cerca de 5 minutos do hotel.

Hospedagem de tirar o fôlego
Toque para aumentar
  1. Ballarò – mercados históricos

É o mercado mais antigo da cidade e provavelmente o mais famoso. Com barracas de frutas, legumes, carnes, peixes; a feirinha também conta com comida de rua local, ocupando as ruas da Piazza Casa Professa ao Corso Tukory em direção à Porta Sant'Agata. Estando aberto também durante toda a tarde, é visitado por quem volta para casa no fim do dia, para que haja vendedores de comidas cozidas, típicas da culinária de palermo, prontas para levar para casa, como cebola cozida ou assada, panelle, cazzilli (croquete de batata), legumes cozidos, polvo e muitas outras delícias.

Ballarò – mercados históricos
Toque para aumentar
  1. Museus – Palazzo Riso

Um museu nascido de um projeto ambicioso: o de criar não mais um museu na capital, mas um polo de pesquisa que envolvesse toda a Sicília, e sua história única e original de arte contemporânea. Está localizado dentro do Palazzo Riso, com vista para a Piazza Bolognini e foi construído nos últimos anos do século XVIII.

Museus – Palazzo Riso
Toque para aumentar

  1. Um passeio pela praia

Vale a visita para a mais famosa praia de Palermo, Mondello. Se encontra a 11 km do centro da cidade A baía de areia branca e fina, banhada por um mar cristalino, situa-se entre o Monte Pellegrino e o Monte Gallo e estende-se por cerca de 1,5 km numa maravilhosa paisagem natural. O passeio, muito requintado e requintado, com vista para várias casas Art Nouveau, oferece a oportunidade de fazer um passeio relaxante, admirando o mar e a paisagem.

Um passeio pela praia
Toque para aumentar
  1. Comida de rua

Palermo é até considerado um ponto de referência para os amantes da comida de rua. Brioche recheado com sorvete, granita de café, pão e panelle (waffles de grão de bico), crocchè e, até petiscos de carne grelhada. Descobrir a comida de rua de Palermo com um local é sem dúvida a melhor escolha. Faça um tour de comida de rua e mergulhe de cabeça em um novo mundo de sabores. E não esqueça de provar os maravilhosos arancines!

Comida de rua
Toque para aumentar
  1. Compras em Palermo

As ruas mais populares de Palermo para fazer compras são a via Libertà, viale Ruggero Settimo, via Sciuti e viale Strasburgo. Lá você encontra lojas para todos os gostos e bolsos, lojas de artesanato, pequenas livrarias temáticas e lojas repletas de itens originais e extravagantes.

Rua de Compras em Palermo
Toque para aumentar

Veja também:

ROCK N ROLL HALL OF FAME DIVULGA OS NOVOS INDICADOS

PAUL MCCARTNEY: “GOT BACK TOUR” VEM AO BRASIL EM 2023

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. palermo 9 motivos para se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.