Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

PANORAMA ELEITORAL-Ipec deve dar primeiras pistas sobre 2º turno, busca por apoios persiste

Placeholder - loading - Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e senadora Simone Tebet durante debate da TV Globo no Rio de Janeiro 29/09/2022 REUTERS/Ricardo Moraes
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e senadora Simone Tebet durante debate da TV Globo no Rio de Janeiro 29/09/2022 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Por Eduardo Simões

(Reuters) - A primeira pesquisa sobre o segundo turno da eleição presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) será divulgada pelo Ipec nesta quarta-feira e deve fornecer as primeiras pistas sobre a rodada decisiva de votação marcada para o dia 30 deste mês.

Enquanto isso, as campanhas de Lula e Bolsonaro seguem se movimentando em busca de apoios, e o petista deve receber nesta quarta o endosso da representante do MDB no primeiro turno, Simone Tebet, que terminou a votação do último domingo na terceira colocação.

Veja abaixo destaques do cenário eleitoral.

PRIMEIRA PESQUISA

Depois de um primeiro turno em que os levantamentos eleitorais foram colocados em xeque por subestimarem a votação de Bolsonaro, o Ipec dá nesta quarta a largada à série de pesquisas do segundo turno.

O instituto será seguido por Genial/Quaest e PoderData, na quinta, e pelo Datafolha, na sexta. O Ipec divulga um segundo levantamento previsto para a segunda-feira.

TEBET A CAMINHO

A quarta-feira também deve ter o anúncio do apoio de Tebet a Lula, depois de, na véspera, o petista receber o endosso do PDT, em decisão acompanhada pelo presidenciável da legenda, Ciro Gomes, que terminou a eleição de domingo em quarto.

Também em uma demonstração de apoio, o petista se reunirá à tarde com governadores e senadores que o apoiam neste segundo turno, entre eles o tucano Tasso Jereissati. Lula também recebeu declarações de voto de outros quatro ex-presidentes do PSDB, além de Tasso --José Serra, José Aníbal, Pimenta da Veiga e Teotônio Vilela Filho. Candidato a vice de Lula, Geraldo Alckmin, atualmente no PSB, também já presidiu o PSDB.

APOIO DE GOVERNADORES

Bolsonaro segue de olho na obtenção de apoios de governadores à sua candidatura à reeleição, depois de, na terça, receber os endossos dos governadores reeleitos de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); além do governador de São Paulo e derrotado em primeiro turno em sua tentativa de reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB).

Nesta quarta, o presidente se reúne em café da manhã com o governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que deve juntar-se à lista de chefes de Executivos estaduais que apoiam a reeleição.

DE OLHO EM OUTRA PRESIDÊNCIA

Enquanto Lula e Bolsonaro digladiam-se pelo Palácio do Planalto, parlamentares eleitos já se articulam para ocupar as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado a partir do ano que vem.

A conquista das presidências das duas Casas confere a seus detentores poder político, controle da pauta legislativa e instrumentos para a articulação com o Executivo. Os nomes que ocuparem esses cargos serão fundamentais para os planos do próximo presidente, independentemente de quem saia vencedor no dia 30.

PRÓXIMAS PESQUISAS ELEITORAIS

Ipec - 5 de outubro, quarta-feira

Genial/Quaest - 6 de outubro, quinta-feira

PoderData - 6 de outubro, quinta-feira

Datafolha - 7 de outubro, sexta-feira

Ipec - 10 de outubro, segunda-feira

(Reportagem adicional de Fernando Cardoso)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. panorama eleitoral ipec deve …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.