Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Papa diz esperar que viagem à Península Arábica ajude relações entre islâmicos e cristãos

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Papa diz esperar que viagem à Península Arábica ajude relações entre islâmicos e cristãos"

Publicada em  

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco disse nesta quarta-feira que espera que sua viagem histórica à Península Arábica ajude a dissipar a ideia de um choque de civilizações inevitável entre o cristianismo e o islamismo.

Francisco voltou a Roma na terça-feira depois de visitar os Emirados Árabes Unidos --em Abu Dhabi ele rezou a maior missa pública já realizada na península, que é o berço do Islã.

'Em uma era, como a nossa, na qual existe uma tentação forte para ver um choque entre a civilização cristã e a islâmica, e até de considerar as religiões como fontes de conflito, queríamos enviar outro sinal claro e decisivo de que o encontro é possível', disse ele em sua audiência geral de rotina.

Ele se referia a um documento que assinou com o xeique Ahmad el-Tayeb, grande imã da mesquita e universidade egípcia de Al-Azhar, uma das instituições teológicas e educativas mais respeitadas do islamismo.

O papa disse que o 'Documento sobre a Fraternidade Humana' prova que 'é possível respeitar um ao outro e dialogar, e que apesar das diferenças de cultura e tradições, os mundos cristão e islâmico prezam e protegem valores comuns'.

Assinado na segunda-feira, o documento pede que 'todos os envolvidos parem de usar as religiões para incitar o ódio, a violência, o extremismo e o fanatismo cego e evitem usar o nome de Deus para justificar atos de assassinato, exílio, terrorismo e opressão'.

O papa convidou todos a lerem o documento, dizendo que ele oferecerá ideias sobre como indivíduos podem trabalhar pela tolerância e pela coexistência.

Católicos ultraconservadores vêm se opondo ao diálogo com o islamismo, e alguns dizem que seu objetivo final é destruir o Ocidente.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. papa diz esperar que viagem a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.