Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Papa faz apelo para que cristãos rompam suas próprias barreiras

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Papa faz apelo para que cristãos rompam suas próprias barreiras"

Publicada em  

Por Philip Pullella

GENEBRA (Reuters) - O papa Francisco pediu aos cristãos nesta quinta-feira que rompam as barreiras da desconfiança e do medo que os dividem desde a Reforma Protestante do século 16 e trabalhem juntos para auxiliar os mais necessitados.

Francisco fez uma viagem de um dia a Genebra para comemorar o 70º aniversário do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), uma congregação de 350 igrejas majoritariamente nacionais que representam comunidades protestantes e alguns cristãos ortodoxos.

Seus membros representam cerca de 500 milhões de fiéis --a Igreja Católica, que tem 1,3 bilhão de devotos, não é membro do CMI.

Depois de séculos de conflito... a caridade nos permite nos unirmos como irmãos e irmãs , disse o papa na sede do CMI em Genebra, a cidade onde o reformista João Calvino viveu no século 16.

Francisco pediu aos cristãos de todas as denominações que encontrem a coragem de mudar o curso da história, uma história que nos levou à desconfiança e ao distanciamento mútuos .

Mas ele disse que os cristãos não podem ser reduzidos a uma organização não-governamental .

A estrutura do CMI é semelhante à da Organização das Nações Unidas (ONU), com representantes de muitas igrejas nacionais independentes, e alguns de seus críticos disseram que ele se tornou excessivamente burocrático.

Francisco pediu mais trabalho de equipe entre as denominações cristãs para divulgar os valores do Evangelho e cooperar mais em questões como o combate à pobreza e à injustiça e defender o meio ambiente.

A credibilidade do Evangelho é posta à prova pela maneira como os cristãos respondem ao clamor de todos aqueles, em toda parte do mundo, que sofrem injustamente com a disseminação nociva de uma exclusão que, ao criar pobreza, fomenta conflitos , disse Francisco.

Os mais vulneráveis estão cada vez mais marginalizados, carecendo do pão de cada dia, de emprego e de um futuro, enquanto os ricos são menores em número e mais abastados. Sejamos instigados à compaixão pelo clamor daqueles que sofrem.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. papa faz apelo para que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.