Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Papa Leão aprova filipino Tagle como primeiro decano asiático do colégio de cardeais católicos

Papa Leão aprova filipino Tagle como primeiro decano asiático do colégio de cardeais católicos

Reuters

09/10/2026

Placeholder - loading - Papa Leão celebra missa no Vaticano    8 de outubro de 2026   REUTERS/Remo Casilli
Papa Leão celebra missa no Vaticano 8 de outubro de 2026 REUTERS/Remo Casilli

Por Joshua McElwee

CIDADE DO VATICANO, ​9 Out (Reuters) - O papa Leão aprovou a eleição do cardeal filipino Luis Tagle como decano do colégio de cardeais da Igreja Católica, informou o Vaticano nesta sexta-feira, na primeira vez que um clérigo asiático é escolhido para liderar esse grupo de elite que, um dia, elegerá o sucessor de Leão.

Ex-arcebispo de Manila, Tagle atua como ⁠autoridade ⁠de alto escalão do Vaticano ​desde ‌2020. Ele era amplamente considerado um provável candidato ao papado no conclave de maio de 2025, que elegeu Leão para liderar a Igreja após ⁠a morte do papa Francisco.

Tagle, de 69 anos, substitui ​o cardeal italiano Giovanni Battista Re, de 92 ​anos, que está se aposentando.

Leão, de ‌71 anos, ​é relativamente ⁠jovem para um papa, pratica esportes e goza de boa saúde.

O decano do colégio de cardeais é considerado o “primeiro ​entre iguais” entre os clérigos de mais alto escalão da Igreja e é responsável por conduzir o processo secreto do conclave, realizado na Capela Sistina, ​assim que um papa morre ou renuncia.

O decano, eleito por seus pares e aprovado pelo papa, cumpre um mandato de cinco anos que pode ser renovado uma vez, de acordo com a lei da Igreja. O cargo tem sido ocupado principalmente por europeus, mas foi exercido pelo ​falecido cardeal beninense Bernardin Gantin de 1993 a 2002.

Tagle ‌era visto como um aliado ⁠próximo do papa Francisco e é conhecido por seu sorriso contagiante, sendo às vezes chamado pelo apelido ⁠carinhoso de “Chito”. Ele lidera o Dicastério ⁠para a Evangelização do ⁠Vaticano, que ⁠é, ​na prática, o braço missionário da Igreja.

(Reportagem de Joshua McElwee)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...