Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Papa Leão diz a 1,2 milhão de pessoas em Madri que Deus está com os pobres

Papa Leão diz a 1,2 milhão de pessoas em Madri que Deus está com os pobres

Reuters

07/06/2026

Placeholder - loading - O Papa Leão XIV cumprimenta a multidão durante a Santa Missa na Plaza de Cibeles, durante sua viagem apostólica em Madri, Espanha, em 7 de junho de 2026. Simone Risoluti /Vatican Media/Handout via REU
O Papa Leão XIV cumprimenta a multidão durante a Santa Missa na Plaza de Cibeles, durante sua viagem apostólica em Madri, Espanha, em 7 de junho de 2026. Simone Risoluti /Vatican Media/Handout via REU

Por Joshua McElwee e Corina Pons

MADRID, 7 ​Jun (Reuters) - Mais de um milhão de pessoas encheram as ruas próximas a uma das principais praças de Madri neste domingo para se juntar ao Papa Leão para uma missa ao ar livre, provavelmente o maior evento de sua visita de uma semana à Espanha, onde o papa disse que Deus está com os pobres e abandonados da sociedade.

Multidões de pessoas se comprimiram ao longo das barreiras próximas à histórica Praça Cibeles, agitando bandeiras e gritando 'Viva o papa', quando Leão chegou em ⁠seu ⁠papamóvel branco para o evento. Alguns ​jogaram pétalas ‌de flores quando ele chegou à praça.

Cerca de 1,2 milhão de pessoas estavam na praça e nas ruas próximas, segundo o Vaticano e os organizadores locais.

Em seu sermão para a missa, Leão exortou as multidões ⁠a viverem sua fé católica ajudando os outros. Ele disse que Deus 'se ​identifica com os pobres, os oprimidos, aqueles que estão sozinhos e abandonados'.

O ​papa também expressou anteriormente a esperança de ‌que Madri 'permaneça uma cidade ​acolhedora e ⁠inclusiva, onde a vida social é inspirada por valores humanos genuínos' em uma mensagem em um livro de visitas, quando recebeu a chave da cidade das mãos ​do prefeito.

Leão iniciou sua viagem no sábado com reuniões com migrantes e sem-teto e uma vigília com cerca de 600.000 jovens em Madri. Sua visita de 6 a 12 de junho também inclui paradas em Barcelona e nas Ilhas ​Canárias, onde ele se encontrará com migrantes que arriscaram suas vidas ao cruzar a fronteira da África Ocidental.

Ele disse que esperava que a visita, sua primeira a um país da União Europeia fora da Itália, fosse um exemplo para o mundo sobre o respeito a 'todos os seres humanos' e pediu aos líderes que parem de dividir os eleitorados.

'Estou muito feliz que ele esteja orando por nós, migrantes, e pela nossa ​segurança', disse Andrea Margarita, uma peruana de 72 anos que chegou à Espanha há ‌seis meses, enquanto esperava na multidão ⁠em uma cadeira de rodas com sua filha.

Após a missa, Leão estava programado para realizar uma reunião privada com outros membros de sua ordem religiosa ⁠agostiniana à tarde, antes de se encontrar com ⁠figuras do mundo do entretenimento, do esporte ⁠e da cultura ⁠em ​uma casa de shows no centro de Madri.

(Reportagem de Joshua McElwee e Corina Pons)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.