Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Papa pede tratado global vinculante sobre inteligência artificial

Placeholder - loading - Papa Francisco durante audiência geral semanal no Vaticano 13/12/2023 Vatican Media/Divulgação via REUTERS
Papa Francisco durante audiência geral semanal no Vaticano 13/12/2023 Vatican Media/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

ROMA (Reuters) - O papa Francisco pediu nesta quinta-feira um tratado internacional juridicamente vinculante para regulamentar a inteligência artificial.

O papa fez seu apelo em uma mensagem para o Dia Mundial da Paz da Igreja Católica Romana, que é comemorado em 1º de janeiro. O título da mensagem, que tradicionalmente é enviada aos líderes mundiais, é 'Inteligência Artificial e Paz'.

'A escala global da inteligência artificial deixa claro que, ao lado da responsabilidade dos Estados soberanos de regular seu uso internamente, as organizações internacionais podem desempenhar um papel decisivo na obtenção de acordos multilaterais e na coordenação de sua aplicação e execução', escreveu ele.

'Exorto a comunidade global de nações a trabalhar em conjunto para adotar um tratado internacional vinculante que regule o desenvolvimento e o uso da inteligência artificial em suas diversas formas', disse o papa.

Francisco, que muitas vezes criticou o setor de armamentos, alertou contra o uso da inteligência artificial em sistemas de armas.

'A pesquisa sobre tecnologias emergentes na área dos chamados Sistemas de Armas Autônomas Letais, incluindo a utilização da inteligência artificial como arma, é motivo de grande preocupação ética. Os sistemas de armas autônomos nunca poderão ser sujeitos moralmente responsáveis', disse ele.

(Reportagem de Philip Pullella)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. papa pede tratado global …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.