Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Papa repudia busca de ganhos políticos e econômicos com o coronavírus

Placeholder - loading - Papa Francisco durante audiência semanal no Vaticano 09/09/2020 Vatican Media/Divulgação via REUTERS
Papa Francisco durante audiência semanal no Vaticano 09/09/2020 Vatican Media/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco disse nesta quarta-feira que ninguém deveria buscar ganhos políticos e econômicos com a pandemia de coronavírus e que os desenvolvedores de vacinas não deveriam vê-las somente como um empreendimento visando o lucro.

Francisco disse aos visitantes em sua audiência geral semanal --a segunda com participação do público depois de seis meses de audiências virtuais-- que a pandemia deveria estimular todos a trabalharem pelo bem comum.

'Infelizmente, estamos testemunhando a emergência de interesses de classe. Por exemplo, há aqueles que querem se apropriar de soluções possíveis para si mesmos, como (desenvolver) vacinas e depois vendê-las a outros', disse.

'Alguns estão se aproveitando da situação para fomentar divisões, para criar vantagens econômicas ou políticas, para iniciar ou intensificar conflitos', disse ele, sem especificar.

A pandemia e a busca por uma vacina se tornaram temas impactantes na campanha eleitoral para a Presidência dos Estados Unidos entre Donald Trump e Joe Biden.

Trump que acelerar uma vacina, que disse estar vindo 'muito, muito em breve'. O vírus já matou mais de 186 mil norte-americanos e tirou o emprego de milhões.

Biden acusa Trump de estar politizando a questão para ajudar sua reeleição e pediu que qualquer vacina seja produzida e distribuída seguindo padrões científicos estabelecidos sem interferência política externa.

O papa qualificou as pessoas que dão as costas ao sofrimento que o coronavírus causou de 'devotos de Pôncio Pilatos, que simplesmente lavam as mãos', referindo-se ao antigo governador romano da Judeia que ordenou a crucificação de Jesus, mas se recusou a assumir a responsabilidade por ela.

Francisco disse que, embora 'políticos muitas vezes não tenham uma boa reputação', houve muitos no decorrer da história 'que foram santos' --mas não os identificou.

A audiência foi realizada no pátio San Damaso do Vaticano diante de cerca de 500 pessoas. Dezenas de milhares costumam lotar seu local tradicional, a Praça São Pedro.

O papa pediu às pessoas que permanecessem em suas cadeiras e mantivessem o distanciamento social.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. papa repudia busca de ganhos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.