Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Paris recebe negociações para tratado sobre plásticos com reciclagem no foco

Placeholder - loading - Segunda sessão de negociações sobre um tratado global para os plásticos em Paris, França 29/5/2023 REUTERS/Stephanie Lecocq
Segunda sessão de negociações sobre um tratado global para os plásticos em Paris, França 29/5/2023 REUTERS/Stephanie Lecocq

Publicada em  

Por Valerie Volcovici

(Reuters) - Com o início das negociações sobre um tratado global para os plásticos nesta semana, um debate está surgindo entre países que querem limitar a produção de mais produtos plásticos e a indústria petroquímica, que favorece a reciclagem como solução para os resíduos.

Antes de uma reunião que começa nesta segunda-feira em Paris, muitos países disseram que um dos objetivos do tratado será a 'circularidade' -- ou manter os itens de plástico já produzidos em circulação pelo maior tempo possível.

Entrando nas negociações em Paris, uma coalizão de 55 nações pediu um tratado forte, incluindo restrições a certos produtos químicos perigosos, e proibições de produtos plásticos problemáticos que são difíceis de reciclar e prejudiciais ao meio ambiente.

'Temos a responsabilidade de proteger a saúde humana em nosso meio ambiente contra os polímeros e produtos químicos mais nocivos por meio do tratado', disse a ministra do Meio Ambiente de Ruanda, Jeanne d'Arc Mujawamariya, que é copresidente da High Ambition Coalition to End Plastic Pollution.

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que 'não há tempo a perder' sobre o assunto. 'O objetivo deve ser produzir um texto com o qual todos concordem até o final de 2024, um ano antes da Conferência das Nações Unidas sobre Oceanos em Nice', disse ele em uma mensagem de vídeo divulgada na segunda-feira.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que está sediando as negociações, divulgou um plano para reduzir o desperdício de plástico em 80% até 2040. O relatório, divulgado no início deste mês, delineou três áreas principais de ação: reutilização, reciclagem e reorientação de embalagens plásticas a materiais alternativos.

Alguns grupos ambientais criticaram o relatório por focar na gestão de resíduos, que eles veem como uma concessão à indústria global de plásticos e petroquímicos.

PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE PÚBLICA

Durante a primeira rodada de negociações, em novembro passado no Uruguai, os países estabeleceram um prazo ambicioso para ter um tratado juridicamente vinculativo acordado dentro de um ano.

Até agora, as delegações ainda estão decidindo sobre os objetivos centrais do tratado, incluindo se alguns plásticos deverão ser banidos e formas de melhorar a gestão de resíduos.

Os países também precisam resolver questões importantes, incluindo métodos para financiar políticas, bem como as políticas seriam implementadas e relatadas.

Nesta semana, dezenas de países listaram a saúde pública como uma de suas preocupações prioritárias para limitar a produção e o desperdício de plásticos. O relatório do Pnuma também identificou 13 mil produtos químicos associados à produção de plástico, mais de 3 mil dos quais foram considerados perigosos.

O Greenpeace, por sua vez, divulgou um relatório coletando resultados de pesquisas científicas que sugerem que os processos de reciclagem de plástico podem liberar muitos desses produtos químicos, incluindo benzeno, no meio ambiente.

Embora os Estados Unidos não sejam membros da coalizão, um funcionário do Departamento de Estado disse à Reuters que compartilha a ambição do grupo, mas favorece uma abordagem na qual os países desenvolvam seus próprios planos de ação nacionais, semelhantes ao acordo climático de Paris.

(Reportagem adicional de Elizabeth Pineau)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. paris recebe negociacoes para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.