Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Parlamentares da Armênia aprovam estatuto do TPI e irritam Rússia

Placeholder - loading - Prédio do Tribunal Penal Internacional em Haia, na Holanda 03/03/2011  REUTERS/Jerry Lampen
Prédio do Tribunal Penal Internacional em Haia, na Holanda 03/03/2011 REUTERS/Jerry Lampen

Publicada em  

(Reuters) - O Parlamento da Armênia ratificou nesta terça-feira o estatuto de fundação do Tribunal Penal Internacional (TPI), submetendo-se à jurisdição da corte DE Haia e irritando a Rússia, cujo presidente Vladimir Putin é alvo de um mandato de prisão do tribunal.

O Kremlin disse que a decisão foi 'incorreta' e que terá perguntas para a 'atual liderança' da Armênia, que deveria, em vez disso, procurar seus aliados estabelecidos, principalmente Moscou.

Uma porta-voz do Parlamento armênio disse que 60 deputados votaram a favor da ratificação do Estatuto de Roma do TPI e 22 votaram contra.

Os laços entre Rússia e Armênia têm sido muito prejudicados pela invasão da Ucrânia por Moscou e pela inação russa quando o Azerbaijão recapturou Nagorno-Karabakh, uma região controlada há três décadas por armênios étnicos, a maioria dos quais já fugiu.

A adesão ao TPI significa que a Armênia será obrigada a prender Putin caso ele viaje ao país, porque o tribunal emitiu um mandado de prisão contra ele por suspeita de deportação ilegal de centenas ou mais de crianças da Ucrânia - uma alegação descartada pelo Kremlin como sem sentido.

'Não gostaríamos que o presidente tivesse que recusar visitas à Armênia por algum motivo', disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres nesta terça-feira.

'A Armênia é nossa aliada, um país amigo, nosso parceiro... Mas, ao mesmo tempo, teremos perguntas adicionais para a atual liderança da Armênia... Ainda acreditamos que essa é uma decisão incorreta'

Yerevan disse que sua medida aborda o que diz serem crimes de guerra cometidos pelo Azerbaijão em um conflito de longa data com a Armênia, embora a jurisdição do TPI não seja retroativa.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. parlamentares da armenia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.