Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Parlamentares russos votam para revogar ratificação do tratado de proibição de testes nucleares

Placeholder - loading - Parlamentares russos votam para revogar ratificação do tratado de proibição de testes nucleares  17/10/2023   Divulgação via REUTERS
Parlamentares russos votam para revogar ratificação do tratado de proibição de testes nucleares 17/10/2023 Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Filipp Lebedev e Mark Trevelyan

(Reuters) - O parlamento da Rússia agiu rapidamente para cumprir o desejo do presidente Vladimir Putin, concluindo a aprovação de um projeto de lei que muda a posição legal de Moscou em relação aos testes nucleares em um momento de grande tensão com o Ocidente.

A câmara baixa, Duma, aprovou nesta quarta-feira a segunda e a terceira leituras de um projeto que revoga a ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT, na sigla em inglês) pela Rússia. Ambas foram aprovadas por unanimidade por 415 votos a zero.

Putin pediu à Duma, em 5 de outubro, que fizesse a mudança para 'espelhar' a posição dos Estados Unidos, que assinaram, mas nunca ratificaram o tratado de 1996.

A Rússia afirma que não retomará os testes nucleares a menos que Washington o faça, mas os especialistas em controle de armas estão preocupados que ela possa estar se aproximando de um teste que o Ocidente perceberia como uma escalada ameaçadora no contexto da guerra da Ucrânia.

A Ucrânia afirmou que a Rússia está intensificando a 'chantagem nuclear'.

Em uma declaração, seu Ministério das Relações Exteriores disse: 'A Ucrânia condena as medidas da Rússia para retirar a ratificação do tratado e conclama a comunidade internacional a responder adequadamente às provocações de Moscou que visam prejudicar o objeto e o propósito do CTBT'.

Desde que invadiu a Ucrânia no ano passado, Putin tem repetidamente lembrado o Ocidente do poderio nuclear da Rússia. Nesta quarta-feira, a TV estatal mostrou imagens raras dele durante uma visita a Pequim, acompanhado por oficiais da Marinha que carregavam a chamada pasta nuclear, que pode ser usada para ordenar um ataque nuclear.

O presidente do parlamento russo, Vyacheslav Volodin, disse que a iniciativa sobre o tratado foi uma resposta justificada a 'trapaça e cinismo' de Washington e ao fato de o país não ter ratificado o pacto há muito tempo.

'Entendemos nossa responsabilidade para com nossos cidadãos, estamos protegendo nosso país. O que está acontecendo no mundo hoje é culpa exclusiva dos Estados Unidos', afirmou ele.

A Rússia ratificou originalmente o CTBT em 2000. Embora esteja revogando essa medida, até agora disse que permanecerá como signatária do tratado e continuará fornecendo dados ao sistema de monitoramento global que alerta o mundo sobre qualquer teste nuclear.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. parlamentares russos votam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.