Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Parlamento russo inicia processo para revogar ratificação de tratado nuclear

Placeholder - loading - Membros da Câmara baixa do Parlamento russo em plenária, em Moscou, Rússia.  17/10/2023 Russian State Duma/Handout via REUTERS
Membros da Câmara baixa do Parlamento russo em plenária, em Moscou, Rússia. 17/10/2023 Russian State Duma/Handout via REUTERS

Publicada em  

Por Guy Faulconbridge e Filipp Lebedev

MOSCOU (Reuters) - O Parlamento russo iniciou nesta terça-feira o processo para revogar a ratificação do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares, e o presidente da câmara baixa advertiu os Estados Unidos de que Moscou pode até mesmo abandonar o pacto por completo.

A Rússia tem afirmado que o objetivo é restaurar a paridade com os EUA, que assinaram mas nunca ratificaram o tratado de 1996, e que não retomará os testes a menos que Washington o faça.

Porém, especialistas em controle de armas estão preocupados com a possibilidade de a Rússia estar se aproximando de um teste, que poderia dar início a uma nova era de grandes potências nucleares - e que o Ocidente perceberia como uma escalada nuclear russa em meio à guerra da Ucrânia.

A câmara baixa do Parlamento russo, a Duma, aprovou por 412 a zero, sem abstenções, a retirada da ratificação, na primeira de três votações.

'Nosso voto é uma resposta aos EUA - à sua abordagem grosseira em relação aos seus deveres de manter a segurança global', disse o presidente da Câmara, Vyacheslav Volodin, membro do Conselho de Segurança do presidente Vladimir Putin.

'E o que faremos em seguida - se continuaremos a fazer parte do tratado ou não, não diremos a eles. Devemos pensar na segurança global, na segurança de nossos cidadãos e agir de acordo com seus interesses', disse Volodin.

Volodin disse que os EUA pediram à Rússia, por meio da Organização das Nações Unidas (ONU), que não revogasse a ratificação. Ele afirmou que a ação de Moscou foi um alerta para Washington após sua falha em ratificar o tratado nos últimos 23 anos. A Rússia o ratificou em 2000.

Putin disse, em 5 de outubro, que não estava pronto para dizer se a Rússia deveria ou não retomar os testes nucleares após os apelos de alguns especialistas em segurança e parlamentares russos para que o país testasse uma bomba nuclear como um aviso ao Ocidente.

Nenhum país, exceto a Coreia do Norte, realizou um teste envolvendo uma explosão nuclear neste século.

A Rússia pós-soviética nunca realizou um teste nuclear. A União Soviética fez o último teste em 1990 e os Estados Unidos, em 1992.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. parlamento russo inicia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.