Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Pata negra: o presunto mais caro do mundo

    O presunto ibérico, o famoso “pata negra”, é considerado o mais caro do mundo

    Publicada em  

    Transcrito:

    José Gómez (Jamones Joselito): “Quando você se reúne para celebrar, sempre é ao redor do presunto. Meu nome é José Gómez, sou a sexta geração na Joselito. São uma série de fatores que, ao final, se reúnem para fazer com que o presunto seja de máxima qualidade”.

    A carne vem de porcos pretos ibéricos. Características típicas: pele e cascos escuros. Os animais vivem ao ar livre em grandes pastagens. Alimentam-se principalmente de bolotas e grama, e se exercitam bastante, o que melhora a qualidade da carne. Primeiro, o presunto é salgado.

    2º entrevistado (Sem identificação): “O sal é muito importante. Assim como é importante que usamos unicamente sal marinho. Como podem ver aqui. É quando começa a transformação em presunto, começa a maturação. Do sal, passaremos para as salas de secagem até setembro, pois eles têm que transpirar. Depois de setembro e outubro, os presuntos vão para a adega. O estágio final do presunto, o refinamento é quando o presunto desenvolve todos os aromas, forma-se bolor, começa a transpirar. Então, surge uma série de diferentes fatores para que o presunto seus aromas e sabores tão especiais. E eles podem ficar aqui três, quatro, até 14 anos”.

    Uma agulha chamada “cala” é usada para verificar a qualidade do presunto. O odor do presunto diz muito sobre sua qualidade.

    José Gómez (Jamones Joselito): “É preciso ter em mente que não sabemos como serão esses presuntos até usarmos a cala, e até que os provemos. Pois é um produto natural e tentamos intervir o mínimo possível”.

    Uma perna de qualidade premium custa cerca de 400 euros ou mais. Tão importante quanto o presunto em si é o corte. É uma forma de arte na Espanha. O tamanho e a espessura das fatias precisam estar corretos. E a criatividade é necessária à apresentação. Um presunto ibérico contém sete aromas diferentes. Os espanhóis gostam de comê-lo puro.

    Veja também:

    Os influenciadores-robôs que ganham milhões no Instagram

    Bitcoins: Milhões de dólares perdidos por esquecer a senha

    Escrito por DW

    1. Home
    2. noticias
    3. pata negra o presunto mais …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.