Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisa da Fiocruz vai avaliar possível 'catástrofe' por soma de Covid-19 e queimadas na Amazônia

Placeholder - loading - Casa perto de Porto Velho, Rondônia  16/8/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Casa perto de Porto Velho, Rondônia 16/8/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Por Pedro Fonseca

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou uma pesquisa para estudar a interação entre os efeitos das queimadas na Amazônia sobre a saúde das pessoas e a pandemia de Covid-19 que atinge a região, disse à Reuters um dos coordenadores do projeto, alertando que a combinação pode representar uma 'catástrofe'.

Os incêndios na Amazônia, que ocorrem todos os anos na estação seca, atingiram aumentos recordes no ano passado, provocando um alarme internacional sobre a destruição de uma floresta crucial na luta contra o aquecimento global, e desta vez há uma preocupação adicional com as consequências para a saúde dos moradores da região diante da pandemia no novo coronavírus.

O material particulado gerado pela queima tem grande capacidade de transporte e dispersão de centenas quilômetros, produzindo plumas de poluição de larga escala que atingem diversas cidades da região.

No ano passado, quando as queimadas na Amazônia chamaram a atenção do mundo, algumas cidades dos Estados do Amapá, Pará,

Maranhão e Mato Grosso tiveram o pior ano em termos de impactos à saúde por problemas respiratórios, de acordo com dados levantados pela Fiocruz, e o cenário pode ser ainda pior com a presença da Covid-19 na região.]

'A exposição à fumaça fragiliza o sistema imunológico, a pessoa fica mais vulnerável a infecções em geral, como a pneumonia. O sistema imunológico fragilizado e com a Covid pode ser uma catástrofe', disse à Reuters o pesquisador Christovam Barcellos, um dos coordenadores do estudo a ser realizado pelo Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Lis/Icict).

'A mesma pessoa pode pegar Covid e estar exposta à fumaça, e também tem a questão dos hospitais serem poucos e já estarem lotados', acrescentou.

De acordo com dados do governo, os primeiros 15 dias de agosto testemunharam uma diminuição de cerca de 17% no número de incêndios em relação ao mesmo período do ano passado, mas mesmo assim foram registrados mais de 15 mil focos de incêndio nesse período. O período seco na região vai de maio a setembro.

A área do chamado 'Arco do Desmatamento' --que vai do sudeste do Pará para o oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre-- é a que provoca maior preocupação, após ter concentrado a maior parte dos focos de queimadas e também as maiores taxas de internação por doenças respiratórias da região amazônica no ano passado, segundo a Fiocruz.

Somente em maio e junho de 2019, mesmo antes do pico das queimadas no ano, foram registradas nesta área cerca de 5.000 internações de crianças por mês, o dobro do valor esperado, de acordo com o pesquisador.

A expectativa de Barcellos é divulgar nos próximos dias uma nota técnica sobre a interação das queimadas com a Covid-19, mas o estudo só será concluído em outubro, quando forem cruzados os dados das queimadas com informações do Ministério da Saúde sobre internações por doenças respiratórios na região pesquisada.

Com base nos casos do ano passado, a Fiocruz estimou que viver em uma cidade próxima a focos de incêndio aumenta em 36% a probabilidade de se internar por doenças respiratórias.

Segundo o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado na última quarta-feira, Estados do 'Arco do Desmatamento' registraram na última semana epidemiológica aumento no número de casos de Covid-19, chegando a incremento de 36% no Pará. Como um todo, a Região Norte teve aumento de 14% no número de casos e elevação de 15% no número de óbitos no período.

Há uma preocupação em especial com os povos indígenas, que têm sido duramente atingidos pela pandemia. De acordo com dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), 678 índios já morreram de Covid-19 no Brasil, com 25.415 casos confirmados até o momento.

O Ministério da Saúde registra um número menor, de 338 óbitos entre indígenas e 19.573 casos confirmados. Índios que deixaram as aldeias e se mudaram para cidades não são contabilizados separadamente pelo governo.

O Brasil, que tem a segunda pior epidemia de Covid-19 no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, registra no total mais de 3,4 milhões de infecções confirmadas e quase 108 mil óbitos pela doença, de acordo com dados divulgados pelo ministério.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisa da fiocruz vai …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.