Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pessoa com chave da cela não estava no local durante incêndio que matou imigrantes, diz presidente do México

Placeholder - loading - Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador 09/03/2023 REUTERS/Henry Romero
Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador 09/03/2023 REUTERS/Henry Romero

Publicada em  

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Os 40 imigrantes que morreram em um incêndio em um centro de detenção no México no mês passado não conseguiram escapar porque a pessoa com a chave de sua cela trancada estava ausente, disse o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, na terça-feira.

Autoridades mexicanas disseram que o incêndio começou quando um ou mais migrantes incendiaram seus colchões em protesto contra a deportação iminente, mas forneceram poucos detalhes sobre como o incidente de 27 de março custou tantas vidas, tornando-se uma das tragédias migratórias mais mortais da história do México.

Em entrevista à Reuters no mês passado, um guarda de segurança do centro disse que o oficial de migração que supervisionava a unidade masculina onde o incêndio começou havia deixado o prédio pouco antes do incidente.

Os comentários de López Obrador pareciam corresponder a esse relato.

'A porta estava trancada porque a pessoa com a chave não estava lá', disse López Obrador em coletiva de imprensa regular.

Ele não detalhou o cargo ou a identidade da pessoa, mas disse esperar que a Procuradoria-Geral da República conclua rapidamente a investigação para identificar os responsáveis.

Até o momento, cinco pessoas foram presas, incluindo agentes de segurança privada e agentes do Instituto Nacional de Migração do México. Outro mandado de prisão segue pendente.

O Instituto de Migração não comentou a investigação ou as prisões.

(Reportagem de Kylie Madry)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pessoa com chave da cela nao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.