Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Petrobras conclui 1º leilão para reciclagem de plataforma

Placeholder - loading - Sede da Petrobras 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Sede da Petrobras 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes

Publicada em  

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras concluiu nesta sexta-feira a realização de um primeiro leilão de plataforma de petróleo em novo modelo que visa a sua reciclagem, com a venda da unidade P-32 para a Gerdau, que venceu o certame em parceria com o estaleiro ECOVIX, informou a companhia em comunicado.

A P-32 é uma das dez unidades que produziam nos campos de Marlim e Voador, na Bacia de Campos, e estão sendo substituídas pelos novos FPSO Anna Nery e Anita Garibaldi, que compõe o Projeto de Revitalização dos campos. As duas novas plataformas têm capacidade de produzir, em conjunto, até 150 mil barris por dia (bpd).

A Petrobras explicou que o edital de venda foi direcionado exclusivamente ao mercado nacional e 'inaugura uma nova etapa da indústria de descomissionamento no Brasil', trazendo oportunidades para o país se firmar no segmento de reciclagem de embarcações.

'As unidades precisam ser descomissionadas e nós precisamos dar uma destinação responsável aos resíduos. Como o Brasil é importador desse tipo de material metálico, identificamos como uma boa oportunidade para o mercado...', afirmou no comunicado o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos Travassos.

A iniciativa vem em momento em que o governo brasileiro e a Petrobras buscam formas de alavancar e revitalizar a indústria naval nacional.

'Queremos que tudo seja feito dentro de critérios rigorosos e sabemos que não são todos os países que têm condições técnicas de atendê-los, mas os estaleiros brasileiros podem se adaptar muito facilmente a esses requisitos', conclui Travassos.

No comunicado, a Petrobras pontuou que o processo de venda impôs aos licitantes critérios técnicos e requisitos voltados a garantir que as atividades de reciclagem e a destinação final dos resíduos metálicos ocorram em alinhamento às melhores práticas ASG (Ambiental, Social e Governança) da indústria mundial.

A Gerdau deverá apresentar o plano de reciclagem da plataforma, incluindo todas as etapas, do recebimento da unidade até a destinação final dos resíduos, e a petroleira acompanhará todo o processo.

(Por Marta Nogueira)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. petrobras conclui 1 leilao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.