Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Petroleiros reafirmam greve, mas avaliam riscos jurídicos para marcar data, diz FUP

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Petroleiros reafirmam greve, mas avaliam riscos jurídicos para marcar data, diz FUP"

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marta Nogueira e Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os petroleiros reafirmaram uma greve por tempo indeterminado contra a privatização da Petrobras, mas uma data para o seu início irá depender de avaliações jurídicas diante do risco de multas milionárias que pairam sobre a categoria devido ao último movimento no mês passado.

O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) Simão Zanardi explicou que a greve foi reafirmada pelas direções sindicais durante o Conselho Deliberativo da federação na véspera e uma reunião do jurídico da FUP com sindicatos irá definir os próximos passos, em 15 de junho.

A FUP ainda vai falar qual será o melhor momento para a greve , disse Simão, por telefone.

A federação representa 12 sindicatos de trabalhadores da Petrobras.

O sindicalista explicou que os sindicatos foram notificados na terça-feira pela Justiça por terem descumprido decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que declarou ilegal a greve dos petroleiros realizada entre 30 e 31 de maio.

Os sindicatos têm 10 dias para responder e tentar evitar multas.

No primeiro dia de greve, foram fixadas multas de 500 mil reais caso houvesse piquetes ou greves. No segundo dia, as multas subiram para 2 milhões de reais para os dois atos, forçando os petroleiros a interromper o movimento.

Dessa forma, segundo Simão, os sindicatos poderão ser multados em cerca de 5 milhões de reais.

Com duração de menos de 42 horas, o movimento chegou a ter a adesão de 25 plataformas da Bacia de Campos --responsável por metade da produção do país--, além de diversos terminais e refinarias, segundo sindicatos.

A programação era que fosse apenas uma greve de advertência, com 72 horas de duração. Para a FUP, o movimento foi vitorioso, pois politizou e ampliou a luta em defesa da soberania energética. A criminalização da greve, no entanto, requer dos petroleiros novas estratégias de luta .

A greve pedia, entre outras coisas, a saída do então presidente da Petrobras Pedro Parente, que deixou a companhia em meio aos protestos de caminhoneiros contra o elevado preço do diesel.

Vamos iniciar essa greve e achamos que vai ser de impacto. Não será essa semana, mas pode ser qualquer dia a partir da semana que vem. Estamos apostando no segredo do movimento , disse o diretor da FUP Deyvid Bacelar.

Estamos bolando uma estratégia para driblar a questão da multa que foi pesada. Estamos buscando uma forma de fazer uma greve dentro da legalidade que evite penalidade.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. petroleiros reafirmam greve …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.